O congelador é um grande aliado na hora da organização, não é verdade? No entanto, existem alguns cuidados necessários para o seu bom uso. Por isso, o Pátio Hype preparou uma lista com dicas de como congelar e descongelar os alimentos de forma correta. Confere aí!
De antemão, a nutricionista Ana Paula Alegretti montou um modelo de cardápio com refeições para todos os dias da semana, durante um mês inteiro. As opções são super variadas e o cardápio é balanceado e completo.
Além disso, Em uma entrevista à CBN, a nutricionista Roberta Larica explica as melhores dicas sobre o assunto. Segue o link da conversa
1 – Organização e divisão da comida congelada
Em primeiro lugar, uma das vantagens do freezer, é sua capacidade de garantir maior organização! já que se possui mais espaço. Nesse sentido, é importante deixar “cada macaco no seu galho”
Por isso, Separe as carnes dos outros alimentos e deixe o restante dividido em setores. Na geladeira, eles ficarão lado a lado, mas nunca misturados, combinado?
2 – Faça você mesmo!
Quer evitar o cheiro de peixe no congelador? Que tal fazer o primeiro congelamento do alimento!? Busque dividir as peças em porções para o dia-a-dia e congele você mesmo.
Nesse sentido, a mesma recomendação se aplica a carne bovina. O frango tende a ser mais complicado, tendo em vista que normalmente compramos a carne congelada.
3 – Planeje-se!
Em terceiro lugar, que tal adiantar o processo e já planejar o almoço do dia seguinte? Especialistas comentam que o ideal é colocar, em uma vasilha, o alimento na geladeira.
Dessa forma, no outro dia, basta tirar da geladeira e começar a temperar. Essa recomendação é feita porque quando você coloca alguma carne, como o frango, por exemplo, para tomar sol, tentando agilizar o processo, bactérias se aproveitam e se proliferam!ImagemEnvie uma imagem, escolha uma da sua biblioteca de mídia ou adicione um URL.EnviarBiblioteca de mídiaInserir a partir do URL
4 – Congelar e descongelar
Descongelou a carne e sobrou? Não volte para o congelador com o mesmo formato! Lembre-se que todo aliento deve ser consumido em até 24 horas na geladeira.
Caso tenha sobrado uma peça de carne, divida em porções, já da forma como o alimento será consumido, antes de voltar para o congelador.
5 – Cuidado com plástico na hora de congelar
Atenção com vasilhas e potes de plástico! Nunca use plástico quando for congelar um alimento ainda quente, principalmente o feijão. Ao invés disso, busque usar vasilhas de vidro.
6 – Congelar Frutas
Por fim, ste em frutas congeladas para arrasar nos sucos e vitaminas! Além de preservar melhor os alimentos, essa prática garante uma opção saudável para quando a vontade de comer doce atacar. Incrível, não é?
E aí, curtiu? conta para a gente o que achou e comente aqui embaixo quais outras dicas você conhece quando o assunto é congelador. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!
Fotos: reprodução.