O padrão de beleza e suas consequências
4 de Maio de 2016
Saiba como usar conhecimentos científicos para explicar o furo na dieta
4 de Maio de 2016

Comida Invisível: projeto busca diminuir o desperdício de alimentos

A fome é um problema que assombra grande parte dos habitantes do planeta, entretanto, o desperdício de alimentos acontece desde sua produção até na nossa cozinha, demonstrando a necessidade de se rever conceitos e atitudes em relação a esta situação. Nós, aqui do No Pátio, já falamos sobre o assunto várias vezes e destacamos a importância de adotar um modelo de consumo consciente.

Foi com essa consciência que a advogada Daniela Alvares se juntou com mais dois amigos e criou o site “Comida Invisível” que atua com campanhas e ações de conscientização para conter o desperdício.

Daniela conta que a ideia surgiu após se atentar a quantidade de alimento jogado fora no Ceagesp, em São Paulo. São 101 toneladas de alimentos jogados no lixo – diariamente. No entanto, sabe-se que lá existe um Banco Ceagesp de Alimentos (BCA), que doa uma média de 160 toneladas de alimentos impróprios para o comércio, mas próprios para o consumo, por mês – ajudando 130 entidades que atendem um total de 29 mil pessoas. Mas fazendo as contas, ainda sobra muito, certo?

A ideia agora é a criação de um food truck do Comida Invisível, que surge de um cardápio cheio de receitas que explorem o reaproveitamento integral dos alimentos. E além de petiscos, vão rolar dicas para as pessoas também parar de jogar comida fora. “Queremos resgatar o respeito pela produção, estancar o desperdício e ver brotar a consciência criativa, que nutre e dá vida”, eles afirma Daniela.

Comida Invisível 2

O grupo também está com uma campanha no Catarse para arrecadação de fundos para a realização do food Truck. Para ajudar basta clicar aqui e ajudar o Comida Invisível a recuperar a comida que você não vê, o alimento bom que você joga fora.

Lembrando que o desperdício é um mal que precisa ser combatido por todos e iniciado, preferencialmente dentro da própria casa. Não se consegue grandes mudanças mundiais apenas pensando-se globalmente com projetos mirabolantes. Grandes mudanças do comportamento universal começam de forma humilde, com o exemplo próprio. Mostre que o mundo pode ser bem melhor sem desperdício!

 

 

 

 

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *