Mais um debate importante chega a Assembleia Legislativa do Ceará esta semana. O assunto a ser discutido afeta diretamente a rotina de milhares de torcedores que frequentam estádios e jogos no nosso estado, pois a Comissão de Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Fortaleza realizam, nesta quarta-feira (24), a partir das 14h, uma audiência pública para discutir a regulamentação da venda de bebidas alcoólicas nas praças esportivas.
O evento ocorre no Complexo de Comissões Técnicas e atende a requerimento do líder do Governo na Casa, deputado Evandro Leitão (PDT). Relator de dois projetos que tramitam na Casa sobre o assunto – projetos de lei – nº 234/15, do deputado Ely Aguiar (PSDC), e nº 237/15, do deputado Gony Arruda (PSD) – Evandro explica que o evento servirá para embasar seus pareceres.
Ex-dirigente de clube de futebol, o deputado questiona a eficiência da Lei Federal nº 12.299, de 2010, que proíbe porte de bebidas alcoólicas em eventos esportivos. Sobre a questão o deputado destacou: “Essa comercialização acaba se dando na porta dos estádios, até poucos minutos antes dos jogos. Isso causa tumulto no acesso ao interior das arenas. Além disso, em muitos casos, o torcedor faz uso exagerado, por saber que não poderá consumir a bebida durante a partida”.
O parlamentar também lembra que, na Copa de 2014, a comercialização disciplinada de bebidas alcoólicas nas arenas foi bem-sucedida. Além disso, de acordo com ele, vários estados brasileiros aprovaram recentemente leis regulamentando o consumo nas praças esportivas.
Foram convidados ainda para a audiência o vereador Benigno Júnior (PSC), autor do requerimento para realização da audiência conjunta, e os representantes do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) do Ministério Público do Estado do Ceará; do Batalhão de Eventos da Polícia Militar; da Secretaria do Esporte do Estado; da Secretaria do Esporte de Fortaleza; da Federação Cearense de Futebol, entre outros.
A gente aproveita para perguntar por aqui a sua opinião: você é a favor ou contra a venda de bebidas alcoólicas em estádios? Conta pra gente aqui nos comentários!
Fotos: Reprodução