Comissão de vereadores recebe representantes da COOPCAPS e media negociação com a Prefeitura de Fortaleza

Acontece|Atualidades|Câmara Municipal de Fortaleza

Conduzidos pelo presidente da Comissão de Saúde, vereador Iraguassú Teixeira (PDT), uma Comissão de vereadores recebeu na manhã da terça-feira (06), na Sala das Comissões, representantes da Cooperativa Social do Centros de Atenção Psicossocial (COOPCAPS), que solicitaram o apoio dos pares para negociação com o Poder Executivo, a fim de reverter a ordem de despejo da Cooperativa.

A COOPCAPS é uma instituição constituída por pessoas com transtornos mentais, usuárias do CAPS da SER III, e que tem como objetivo reintegrá-los ao convívio social e ao mercado de trabalho através da economia solidária. A Cooperativa não tem fins lucrativos e cumpre, além da função social, um objetivo terapêutico junto aos usuários do Centro de Apoio Psicossocial, pois realiza serviços de reabilitação social a pacientes das unidades de tratamento com distúrbios psicológicos e mentais.

Segundo a servidora Neusa Freire, a COOPCAPS começou como grupo informal em 2001 e se tornou uma instituição jurídica em 2005. O grupo contava com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, que custeava as despesas de água, energia elétrica e aluguel da sede, onde são realizados os trabalhos de terapia ocupacional, artesanato em madeira, pintura e costura.

coopcaps-2

Na ocasião, o vereador Iraguassú pontuou sobre a importância da luta do movimento e se comprometeu em buscar o diálogo com o Executivo. Após ouvir as demandas da categoria, o parlamentar informou que entrou em contato com a secretária para que pudesse receber os representantes da Cooperativa e foi acordado uma reunião na Câmara Municipal de Fortaleza para às 9 horas de hoje.

O vereador Evaldo Lima, também presente na Comissão, destacou a legitimidade do movimento e o papel da Câmara em acolher a entidade e fazer essa mediação com a prefeitura. “É uma causa legítima e podem contar com meu apoio, pois estamos à disposição do movimento para buscarmos essa negociação com a Prefeitura de Fortaleza.”, ressaltou.

Vamos esperar para ver os resultados da reunião de logo mais.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter