Comitê da Assembleia Legislativa promove curso sobre prevenção de homicídios na adolescência

Acontece|Assembleia Legislativa|Atualidades

O Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará realiza, na próxima quarta-feira (23), às 18h30, a abertura do curso on-line “Cada Vida Importa: fortalecimento de redes de cuidado para a prevenção de homicídios na adolescência”.

Voltado para um público diverso, o curso objetiva promover debates e reflexões acerca da violência e dos homicídios na infância e adolescência e seus impactos nos círculos familiares e sociais das vítimas.

São 40 horas/aula de curso on-line e gratuito, com duas aulas semanais, nas segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h. A certificação será emitida pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) da Assembleia Legislativa aos participantes que cumprirem, no mínimo, 75% de presença.

O curso é coordenado pela psicóloga e pesquisadora do Comitê, Daniele Negreiros, e pelo sociólogo e coordenador do Comitê, Thiago de Holanda. A equipe de facilitadores é composta de professores, mestres, doutores, educadores sociais e técnicos do Comitê de Prevenção e Combate à Violência.

METODOLOGIA

O curso possui 10 módulos e será conduzido a partir de leituras e discussões pautadas em perspectivas crítica-reflexivas de construtos teórico-práticos sobre infâncias e adolescências em situação de risco e vulnerabilidade ao homicídio.

Os módulos serão pautados pela relação entre aulas e contexto social, problematizando realidades vivenciadas e baseando-se, ao mesmo tempo, por diretrizes conceituais, legais, metodológicas e práticas. A seleção dos textos segue o critério de opção das discussões e dimensões mais expressivas das temáticas em questão.

A avaliação será processual, realizada a partir das leituras e participação nos encontros semanais. Além disso, será estimulada, ao final dos encontros, a elaboração de uma atividade coletiva, operacionalizada a partir das temáticas debatidas no curso.

A proposta consiste em produzir uma proposta de intervenção, para atuação em seus respectivos campos de trabalho/pesquisa/estudo, que poderá ser, dentre outros: vídeos, exposição de fotos, contação de histórias, oficinas, fanzines, poesias, livretos, etc. A atividade poderá ser feita em grupo (de 3 a 4 pessoas) de acordo com as temáticas ou metodologias de interesse dos participantes.

Para mais informações sobre conteúdo, módulos e objetivos, acesse aqui a ementa do curso.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter