Papais e mamães, vocês ensinam – de fato – aos seus filhos a importância do ato de compartilhar, dividir brinquedos, espaço do quarto, livrinhos e itens de uso escolar? Essa missão é uma das mais importantes no universo da educação infantil. Além de ser extremamente útil na formação das crianças, o ensinamento interfere no tipo de adulto que ele vai ser.
O papel de orientar sobre essa necessidade deve ser reforçado na escola, mas é principalmente em casa que deve haver a base. É função dos pais orientar constantemente e incentivar os pequenos a compartilhar. Se você não quer correr o risco de não orientar da forma correta, então siga nossas dicas:
Exemplo é a melhor coisa!
Melhor que falar coisas certas é fazer. Os pequenos observam muito a conduta dos pais e também dos irmãos mais velhos. Por isso é importante ter atitudes corretas perto deles. Durante as refeições pergunte se ele quer experimentar algum alimento do seu prato ou se quer que você experimente do dele. Assim, ele vai perceber que até mesmo as comidinhas podem e devem ser partilhadas.
Elogie cada acerto
Quem não gosta de ser elogiado? Da mesma forma que você sempre chama a atenção dos seus filhos quando eles cometem algo de errado, saiba o momento certo para elogiar quando algo de bom for feito. As crianças precisam de estímulos positivos para continuar agindo corretamente.
Não ao egoísmo
Seja participativo e interfira sim! Sempre que o pequeno não quiser dividir algo com os coleguinhas ou com os irmão, diga a ele que o que deve ser feito: dividir e saber emprestar os brinquedos. Fale a ele como é bom “trocar” os brinquedos por alguns minutos e ter algo novo. Lembre que depois de um tempo, o amigo vai devolver o objeto. Assim, ele pode voltar a brincadeira.
Sem brigas
É natural que os pequenos queiram resolver tudo na briga. Quanto mais novos, mais eles gostam de bater, morder ou empurrar. Sempre que isso acontecer, retire-o do local, explique que esse tipo de comportamento está completamente errado e faça com que ele peça desculpas. Nunca deixe “passar em branco”.
Pode até parecer que atitudes egoístas passam com o tempo. Mas, muitos adultos individualistas foram crianças assim, sem saber dividir. Então, pense no bem estar do seu filho não apenas no momento presente, mas no futuro também. Compartilhar é preciso!
Fotos: Reprodução