Como se comportar no ambiente de trabalho!

Comportamento

O comportamento certo: desde o tipo de roupa até o modo como você age, passando pela análise do seu relacionamento com outros funcionários é decisivo para determinar o seu futuro profissional. Nesse momento, não apenas a sua competência ou capacidade de desempenhar determinadas funções serão levados em conta. A sua postura como profissional e como pessoa também são constantemente avaliadas por chefes e gestores. Então, para não fazer feio, o veja as dicas que o No Pátio traz para você:

Aparência

Claro, preocupar-se com a aparência faz toda a diferença na sua vida profissional. Afinal de contas, desleixo com o corpo e cabelos desgrenhados não pegam bem mesmo. Além do mais, cuidados com a aparência quer dizer também saber vestir-se da forma correta de acordo com cada ocasião dentro da empresa. Lembre-se sempre que sua imagem é o seu cartão de visitas. Então, roupas em tons discretos, cortes bem feitos, caimentos impecáveis e cabelos sempre penteados são essenciais.

Horário
Ser pontual é um dos critérios para medir a responsabilidade do funcionário. Nada atrasos ou faltas sem motivos sérios. Não é bom para a sua imagem ser o último a chegar nas reuniões ou ser sempre apontado como aquele funcionário que constantemente perde o horário e chega meia hora depois do combinado. Ah! Nem pense que essa falha pode ser arrumada. Por mais dedicado que você seja e que sempre fique além do seu horário, seu chefe não gosta nenhum pouco de saber que você não tem responsabilidade com horários.

Internet

O acesso a internet vai variar muito de acordo com cada empresa. Mas, mesmo que a empresa libere o acesso a Internet, cabe a você ter o bom senso de saber a hora certa de usar. Nada de ficar checando seu perfil em redes sociais ou lendo e-mails pessoais na hora do expediente. Espere até a hora do almoço e faça o que deve ser feito. Assim, você está usando o seu tempo livre para resolver questões pessoais, o que é o mais indicado.

Celular

Silêncio e concentração devem sempre fazer parte do ambiente de trabalho. Para isso, deixe sempre seu celular no silencioso. Sem falar que dessa forma você além de não atrapalhar os colegas, ainda evita conversar assuntos íntimos na frente de outros funcionários da empresa. As normas de uso do celular, assim como o acesso a Internet, varia muito de acordo com as empresas ou companhias. Mas, como sempre, o bom senso prevalece. Não deixe de atender ligações importantes, mas não faça isso o tempo inteiro, não fique de papo com as amigas e nem saia no meio de uma reunião para atender ao telefone se isso não for super necessário.

Ouça

Saber ouvir é extremamente importante para obter sucesso na vida. Como você vai entender o que os outros pensam, saber as sugestões ou entender o que precisa se feito ou melhorado se você não sabe ouvir? Então, aprenda a dar voz a outras pessoas e esperar a sua vez de falar. Ah! Nada de cortar os colegas no meio da fala deles. Isso, além de ser feio, atrapalha o raciocínio do outro.

Ao sair da empresa

Ao sair da empresa, por mais que tenha tido péssimos momentos lá dentro, nada de falar mal do chefe, do local de trabalho ou de colegas que ainda estão por lá. É sempre bom deixar as portas abertas para a troca de contatos e uma possível eventualidade. Informe a empresa sempre 15 dias antes de sua demissão para não deixar ninguém na mão.

 

Foto: Reprodução

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