Foi-se o tempo em que apenas uma via impressa do currículo era suficiente para ter em mãos o perfil do candidato. Hoje, quem está a procura de um emprego sabe bem que tudo é minuciosamente investigado e privacidade é algo que quase não existe mais. Perfil em redes sociais profissionais, como é o caso do LinkedIn e principalmente as redes sociais pessoais, como o Facebook são alvo certos de procura dos futuros chefes. Claro, o advento da Internet trouxe uma outra forma de avaliar os funcionários e, consequentemente, novos critérios para o recrutamento de profissionais.
Claro, a primeira coisa que o seu futuro chefe vê ao abrir seu perfil nas redes sociais é a foto! Sendo assim, desligar-se de pequenos detalhes pode comprometer e muito a sua imagem perante os diretores e gerentes do próximo emprego. Não é preciso algo mirabolante ou uma grande produção. O melhor é se olhar no espelho e perceber qual é o seu melhor ângulo. Ah! Nada de biquinhos ou poses infantis.
Mas, para você não errar na escolha da foto, o No Pátio preparou um guia com dicas sobre o que fazer e o que evitar na hora de colocar uma foto no perfil em redes sociais. Fique por dentro:
Cada um no seu quadrado
Como você bem sabe, nas redes sociais, as fotos são quadradas e as câmeras retangulares. Quando você coloca o retângulo no quadrado o rosto sai do centro da imagem. Para evitar esse efeito, coloque o zoom e fique mais próximo da câmera. Caso a foto já tenha sido tirada, faça us do PhotoScape.
O amigo das fotos
O PhotoScape é um programinha simples, leve e gratuito. Excelente! Ele é ótimo para realizar trabalhos simples, pois faz a seleção das fotos e, se preciso, reduz o tamanho. A ousadia fica por conta dos filtros. O cuidado deve ser apenas para não exagerar. Como tudo na vida, moderação é a chave. Baixe em abr.io/PhotoScape
Atenção à resolução
Nada de pegar uma foto pequena e esticá-la até não poder mais! Isso deixa a imagem distorcida e sem nenhuma qualidade. Se isso acontecer com a foto não deve ser usada. O melhor a fazer é escolher outra em um tamanho adequado.
Faça sua foto brilhar!
Pior que um perfil sem foto só mesmo uma foto escura e com péssima visibilidade! Claro, na medida certa as sombras dão um ar sensualidade e um toque de mistério, mas isso tem que ser feito na medida certa e com muito cuidado. Se você está na dúvida, o melhor mesmo é ligar o flash da câmera!
O perfil é seu, não nosso!
Sabe aquela foto em grupo que você saiu linda, com o cabelo perfeito e o sorriso maravilho? Deixe-a para o seu álbum e não para o lugar reservado a sua foto de perfil. Mas, você pode muito bem cortar apenas o seu rosto e colocar lá. O problema em colocar fotos em grupo no perfil é que as pessoas podem ter dificuldade em saber quem é você.
Formal na medida certa
Para demonstrar segurança e tranquilidade, uma postura descontraída é a melhor saída. Aquele sorriso é sempre muito bem vindo, mas nada de mostrar a língua! O melhor mesmo é o meio termo entre o extremamente descontraído e o lado sério. O amigável e comportado é ótimo! Nem pense em colocar fotos com bebidas alcoólicas no seu perfil.
Quem mostra o passado é museu!
Todo mundo tem uma foto preferida, nem que seja super antiga! Mas, mesmo estando linda e bem cuidada em uma foto de cinco anos atrás, não vale mais colocá-la como foto de perfil. Afinal de contas, já faz muito tempo! Isso evita as famosas decepções na hora da entrevista – o seu chefe pode ver o seu perfil e perceber que há uma grande diferença hoje em dia. Muitos empregos, ainda buscam a aparência aliada as qualificações. Sem falar na simpatia logo de cara, que muitas vezes não há como explicar.
Bom, agora é investir em algumas horinhas de sessão fotográfica para obter a foto certa para o seu perfil no Facebook ou para outras redes sociais utilizadas. Lembre-se que aquelas fotos fofas de quando você era criança também não caem bem no logo no perfil. Assim como as de grupo, guarde-as para o álbum.
Fotos: Reprodução