Companhia Teatral Acontece abre inscrições para Oficina de Palhaçaria

Art Daqui|Cultura|Oportunidades

As atividades do XI Festival de Teatro de Fortaleza continuam com as ações nas sedes de grupos teatrais. Selecionados via edital, cinco coletivos ofertarão oficinas, atividades de formação de plateia, palestras, rodas de conversa, entre outras programações, que busquem dialogar com a comunidade no entorno de suas respectivas sedes. A Cia. Teatral Acontece é um dos grupos a realizar as ações com o projeto “É pela periferia que o teatro também se oxigena – Fomento sede da Cia Teatral Acontece”.

Parte das comemorações de aniversário de um ano do Teatro Acontece/Escola Livre de Teatro, o projeto será constituído por três ações que ocorrerão na sede do grupo, no bairro Monte Castelo (Rua João Tomé, 640). A primeira será a Oficina de Palhaçaria, que acontecerá de 11 a 15 de abril, das 8 às 12 horas. As aulas serão ministradas pelos atores Felício da Silva (Palhaço Fifis) e Neto Sier (Palhaço Titico) e têm o intuito de apresentar aos alunos-atores os fundamentos básicos que norteiam as práticas de palhaçaria, com ênfase na habilidade para inabilidade como meio de proporcionar a autodescorberta do eu-palhaço.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 31 de março, por meio da ficha de inscrição, que deve ser solicitada pelo e-mail coordenacaocita@gmail. com. Para participar da oficina é necessário ter idade mínima de 15 anos.

A segunda ação do projeto será o “3º Cabaret de Palhaços”, uma mostra de espetáculos que acontecerá entre os dias 8 e 9 de abril, a partir das 19 horas. A programação contará com 10 apresentações de palhaços. São elas: “Bologs”, com o palhaço Titico; “Flip Flop”, com o palhaço Fifis; “Gran Finale”, com os palhaços Abu, Raimundo Novato e David Santos; “Desequilibrados”, com o palhaço Leleco; “Isso é grolesco!”, com a palhaça Lupita; “As Kenga Fuleragi”, com as palhaças Lady Maga, Katy Pego, Niki Milagre; “Tharam”, com a palhaça Pepeca; “Abukabum”, com o palhaço Abu; “O trapezista”, com o palhaço Batuta; e “Arte de não fazer nada”, com o palhaço Neto.

A “Conversa de Cantina” será a terceira ação do projeto, com a palestra “O palhaço nosso de cada dia”, que será ministrada por um dos grandes nomes da palhaçaria do Ceará, Cláudio Ivo. Durante a atividade serão abordados os temas: O ser risível; O palhaço ao longo da história; Os tipos de palhaços; e Os palhaços do Ceará. A programação, que acontecerá no dia 13 de abril, a partir das 19 horas, é voltada para pesquisadores da arte da palhaçaria de Fortaleza e região metropolitana interessados na formação de redes de atuação, bem como estudantes de teatro e interessados em geral.
Sobre as Ações nas Sedes do XI Festival de Teatro de Fortaleza

Além da Cia. Teatral Acontece, também realizam ações em suas sedes a Companhia Prisma de Artes, com o projeto “Primeiros Passos – Oficina e formação de plateia”; a Inquieta Cia. de Teatros com o projeto “Dramaturgir”; o Coletivo As Travestidas com “CASA DAS TRAVESTIDAS: Teatro e Travestilidade, uma relação que sempre existiu”; e Grupo Teruá com “Cultura e Território: a relação do teatro com o lugar”.

O XI Festival de Teatro de Fortaleza é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com organização do Instituto Cultural Ânima.

companhia teatral acontece nopatio2

Sobre a Cia. Teatral Acontece

A Cia. Teatral Acontece é um ousado grupo de teatro que tem atuado na cidade de Fortaleza desde 2002. Entre seus processos de pesquisas de cena, ainda encontra espaço em sua agenda para ações que extrapolam os limites “organo-físico” do grupo. Em sua atuação destacamos: produção de espetáculos, cursos voltados para iniciação de atores (CITA), realização de festival de cenas curtas, para grupos que querem experimentar suas pesquisas cênicas, (Fecta) e gestão e manutenção do “Teatro Acontece | Escola Livre de Teatro” (sede da Cia Teatral Acontece).

Vem atuando nas periferias dos circuitos “oficiais” de teatro, nas adjacências dos bairros Farias Brito e Monte Castelo, onde fica sua sede atualmente (Até 2014 a sede funcionava no bairro Farias Brito), desenvolvendo um trabalho de formação de platéias junto à comunidade para possibilitar o acesso democrático e apreciação do pluralismo teatral (muitos grupos da Capital e interior cearense trabalham em parceria conosco). Com seu projeto independente “Teatro na Vizinhança” já realizou diversas ações, tais como: oficinas teatrais, apresentação de espetáculos, mostras, palestras, encontros, ensaios abertos, caberet de palhaços, etc.

 

Serviço:

Ações nas sedes dos grupos – XI Festival de Teatro de Fortaleza
Grupo/coletivo: Cia. Teatral Acontece. Projeto: “É pela periferia que o teatro também se oxigena – Fomento sede da Cia Teatral Acontece”
Local: Teatro Acontece/ Escola Livre de Teatro (Rua João Tomé, 640 – Monte Castelo)

Programação

Oficina de Palhaçaria
Inscrições: até 31/3 | Solicitar ficha de inscrição pelo e-mail: coordenacaocita@gmail. com

Aulas: 11 a 15 de abril, das 8h às 12h
3º Cabaret de Palhaços
Data: 8 e 9 de abril, a partir das 19h
Atrações: 8/4 – “Bologs”, com o palhaço Titico; “Flip Flop”, com o palhaço Fifis; “Gran Finale”, com os palhaços Abu, Raimundo Novato e David Santos; “Desequilibrados”, com o palhaço Leleco; “Isso é grolesco!”, com a palhaça Lupita.

9/4 – “As Kenga Fuleragi”, com as palhaças Lady Maga, Katy Pego, Niki Milagre; “Tharam”, com a palhaça Pepeca; “Abukabum”, com o palhaço Abu; “O trapezista”, com o palhaço Batuta; e “Arte de não fazer nada”, com o palhaço Neto.
Conversa de Cantina
Data: 13 de abril, a partir das 19h

Palestra: “O palhaço nosso de cada dia”, com Cláudio Ivo.
Mais informações: 3221.3496 / 98865.8687 (Almeida Junior)

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter