Todo mês é a mesma coisa, lá vem aquela TPM chata pra acabar com o nosso bom humor e trazer o estresse e a sensibilidade de presente mesmo sem que nós mesmas queiramos. Os homens costumam reclamar muito da TPM e muitos deles ainda afirmam que isso não existe, dizem que nós mulheres ficam estressadas ou sensíveis por frescuras.
Mal sabem que esses homens que, se eles não curtem a TPM, nós curtimos menos ainda!
E para quem ainda se pergunta se a TPM existe ou se é desculpa de mulher nós vamos responder: TPM existe sim! Isso tudo acontece por causa dos hormônios estrogênio e progesterona.
Nós vamos explicar.
Todo mês o útero feminino se prepara para receber um óvulo fecundado que irá se transformar em um bebê, quando ele não vem acontece a menstruação. Antes disso (por isso que o nome é tensão pré-menstrual), durante essa preparação do útero, os ovários aumentam a produção de estrogênio e progesterona, hormônios que mantém uma camada rica em nutrientes e tudo mais que é necessário para começar uma vida que o útero cria para receber o bebê.
Porém esses hormônios também entram na corrente sanguínea, viajando pelo corpo da mulher chegando até o seu cérebro. E acredita-se que seja lá que estrogênio e progesterona começam a interagir com neurotransmissores e que justamente essa interação seja a causadora da TPM.
Os sintomas da tensão pré-menstrual podem chegar a aparecer até 14 dias antes do sangramento e podem ser tanto físicos quanto psicológicos. Alguns dos sintomas físicos são cólicas, dificuldades para dormir e náusea, já os psicológicos são mudanças de humor, raiva, choro e irritabilidade. Segundo o portal ASAP Science, de 50 a 80% das mulheres já sentiu algum deles.
Além disso, o funcionamento da amígdala, que controla as emoções, se intensifica e também caem os níveis de serotonina, que é o hormônio que faz com que a gente se sinta bem, e do neurotransmissor gaba, que tem propriedades anti-ansiedade.
Por ter tantos sintomas e ser diferente em cada mulher, os profissionais da saúde ainda encontram dificuldades em entender exatamente como a TPM funciona.
Sendo assim, você homem que diz que TPM não existe e que nos chama de frescas quando estamos nesse momento, se informe primeiro e tente entender o que está acontecendo por dentro do nosso corpo e do nosso cérebro. E repense em qual dos sexos é realmente o sexo frágil, pois uma criatura frágil não aguentaria tantas mudanças internas assim, todo mês durante a vida inteira.
Fotos: Reprodução