Você acha estranho ouvir falar em exames pré-nupciais atualmente? Mas, os médicos alertam que devido ao número de parceiros sexuais e também de casamentos, os exames são essenciais para detectar precocemente possíveis causas de infertilidade, que irão afetar o futuro reprodutivo do casal. 1º Fórum de Medicina Reprodutiva do Norte e Nordeste – que aconteceu em Maceio e reuniu profissionais da área e membros da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – a grande preocupação dos participantes era tornar rotineiros os cuidados com a fertilidade.
“Infelizmente, a maioria dos casais ainda é pega de surpresa quando se depara com a infertilidade, incompatibilidade ou mesmo doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, é muito importante que homens e mulheres que estejam com planos de constituir uma família realizem esse check-up pré-nupcial para não comprometer seus sonhos. Caso seja detectado qualquer problema, o casal será devidamente orientado sobre o assunto, de modo que o impacto causado por estresse e fatores emocionais será quase nulo quando chegar na época de recorrerem à reprodução assistida”, explica Dr. André Luiz da Costa, especialista na área da Reprodução Humana.
Quer tirar de vez suas dúvidas sobre fertilidade, doenças sexualmente transmissíveis e exames pré-nupciais e saber como evitar transtornos futuros? Então, acompanhe a entrevista com Dr. André Luiz da Costa.
No Pátio:Quais as doenças que mais afetam o futuro reprodutivo do homem e da mulher? (de que forma afetam, quais as consequências e sintomas e diagnóstico)
Dr. André Luiz : Existem várias doenças que podem afetar o futuro reprodutivo de homens e mulheres, se não diagnosticadas e tratadas precocemente. No homem a mais comum é a varicocele, que são varizes nos testículos que aumentam a temperatura e diminuem a produção e qualidade do sêmen. O homem pode sentir dor nos testículos, mas na maioria das vezes não tem sintoma nenhum, por isso é tão difícil fazer o diagnóstico precoce, que pode ser feito através da palpação pelo urologista e/ou pela ultrassonografia do saco escrotal com doppler.
Na mulher os ovários micropolicísticos visualizados na ultrassonografia já podem indicar que a paciente poderá ter distúrbios hormonais, aumento de peso e de pelos e não ovular, levando também a infertilidade. Outra doença que pode acometer jovens e seu diagnostico é muito difícil também é a endometriose, em que a mulher pode ter dores menstruais fortes, dor na relação sexual e não conseguir engravidar naturalmente, também se for diagnosticada precocemente irá aumentar e muito as chances de gravidez futura.
As doenças sexualmente transmissíveis, dentre elas a Clamidea e a Gonorréia se não forem diagnosticas e tratadas adequadamente podem levar tanto o homem como a mulher a infertilidade. O problema novamente é que no homem principalmente os sintomas são escassos e esse não vai ao médico com a mesma regularidade da mulher, pelo contrário, ele só vai ao urologista ou andrologista quando está com sintomas já insuportáveis.
No Pátio:Existem sinais que indicam predisposição a desenvolver problemas reprodutivos?
Dr. André Luiz: O número elevado de parceiros sem o uso de preservativos favorece o aparecimento das doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS. Outros fatores são a exposição prolongada a substâncias tóxicas, radioatividade, stress, no homem tudo aquilo que pode aquecer os testículos, trabalho em fornalhas e ambientes muito quente, trabalho sentado por longos períodos de tempo, trauma testicular frequente mesmo de baixa intensidade (bicicleta, cavalo) e trabalhos recentes mostram que até mesmo o uso de notebook no colo e de celulares podem levar a alterações do sêmen.
No Pátio: Quais os exames fazem parte dos testes pré-nupciais feminino e masculino?
Dr. André Luiz: Feminino: Hemograma, Glicemia de Jejum, dosagens hormonais (FSH, LH, Estradiol, Progesterona, Prolactina, TSH, T4), ultrassonografia transvaginal e se der alguma alteração a nivel de endométrio (cavidade interna do útero), poderá ser solicitado a histeroscopia diagnóstica, a citologia vaginal e se necessário a bacterioscopia da secreção vaginal e a colposcopia, se já tiver algum antecedente de DST, pesquisar Clamidea e a permeabilidade das trompas pela histerossalpingografia ou histerossonografia, ou seja, os exames podem variar de acordo com a historia colhida, os antecedentes pessoais e familiares.
Homem: Hemograma, Glicemia de jejum, Espermograma, se der alguma alteração, poderá fazer uma ultrassom do saco escrotal com doppler e dosagens hormonais, dependendo também do histórico pessoal e familiar a pesquisa poderá ser aprofundada a nivel imunológico e genético, assim como no caso da mulher.
No Pátio: Os brasileiros, atualmente, buscam mais esclarecimentos sobre os cuidados com fertilidade?
Dr. André Luiz: Atualmente sim, o homem principalmente já deixou de lado vários tabus. Mas, ainda busca menos ajuda, orientaçõoes e realiza menos exames preventivos do que a mulher.
No Pátio: Ainda há resistência dos casais em relação a exames pré-nupciais, como o fato de dizer que isso é algo ultrapassado?
Dr. André Luiz: A medicina está cada vez mais molecular e a Medicina Preventiva vem se modernizando para acompanhar essa evolução, hoje com os exames diagnósticos disponíveis é possível detectar, por exemplo um câncer no seu estágio inicial, retirar a lesão e se for caso de realizar quimio ou radioterapia, o homem , a mulher ou o casal podem congelar os espermatozóides, óvulos ou embriões, respectivamente (criopreservando a fertilidade) para só depois utilizarem seus materiais genéticos para formar um embrião com a Fertilizacao in vitro e depois transferí-los para dentro do útero da mulher, quando já estiverem livre da doenca.
Hoje inclusive já é possível realizarmos testes genéticos pelo sangue e descobrir se aquela pessoa tem probabilidade de desenvolver alguns tipos de câncer e se na Família for detectado alguma doença genética que passa de geração em geração. Também é possível, já existe o “probe” (leitor de genes) para aquele gene especifico, realizar a Fertilização in vitro com biopsia do embrião e analise genética para a transferência somente de um embrião sem o gene defeituoso.
Serviço:
Clínica FertVida
Endereço: Av. Cel. Alves Teixeira, 1930
Telefone: (85) 3258-0020
Fotos: Reprodução