A exposição de conversas, fotos ou textos particulares de pessoas na Internet está cada dia mais frequente e de acordo com o depoimento de Edward Snowden, especialista em segurança, para o programa Panorama da BBC em Moscou, esse tipo de crime pode ocorrer de forma simples, hackeando qualquer Smartphone e obtendo os dados que estiver nele.
Segundo o especialista, agências de espionagem do mundo todo têm ferramentas que lhes permitem assumir o controle de Smartphones e tudo o que os espiões precisam fazer é enviar uma mensagem de texto especial para ter acesso à câmera e aos microfones dos aparelhos. É isso mesmo! Com apenas uma mensagem de texto sua privacidade pode ser invadida e ainda de acordo com Edward, não há muito o que você possa fazer para impedir esse ataque.
O conjunto de ferramentas de espionagem é chamado de “Smurf Suite”. Cada uma das ferramentas têm um codinome: “Dreamy Smurf” que permite que o telefone seja ligado e desligado, por exemplo, e o “Nosey Smurf”, que permite que os espiões ativem o microfone do Smartphone e ouça os usuários. O mais assustador é que mesmo estando desligado as ferramentas do telefone podem ser ativadas.
Está pensando que acabou? Ainda existe uma ferramenta chamada “Paranoid Smurf”, que esconde o fato de que o espião tomou o controle do telefone. Essa ferramenta irá impedir as pessoas de reconhecer que o telefone foi adulterado – no caso dele ser levado para uma assistência técnica.
A polêmica maior ocorreu quando o advogado de Snowden revelou que o ex-agente não usa um iPhone porque o aparelho “tem um software especial de recolhimento de informações que pode ser ativado sem que o proprietário perceba”.
Em relação a mensagem de texto utilizada para ter acesso ao telefone, Snowden deu a seguinte declaração: “Essa é uma mensagem especialmente criada, diferente das mensagens que mandamos para um número qualquer. Quando ela chega ao seu telefone, ela fica escondida de você. O telefone não exibe a mensagem. Você pagou por ele (o telefone), mas quem controla o software pode não ser você. ”
É, pelo visto os predadores continuam encontrando oportunidades e vulnerabilidades no sistema. Qual será a saída então para não se tornar uma vítima de um hacker de Smartphone? O No Pátio quer saber a sua opinião.
Fotos: Reprodução.