Concurso de redação sobre Refinaria Premium mobiliza mais de 13 mil alunos

Comportamento

images (2)

O concurso de redação “Refinaria Premium do Ceará”, lançado pela Assembleia Legislativa em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), recebeu trabalhos de 13.367 alunos de 96 escolas públicas estaduais. Para o secretário executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, Francisco Viana, o número de redações superou as expectativas do Poder Legislativo. “A representação regional também foi muito grande, escolas de todas as regiões do Estado participaram, o que mostra a relevância do tema”, ressaltou.

 Segundo Francisco Viana, a receptividade dos jovens demonstra também a repercussão que vem tendo a campanha de mobilização da sociedade cearense pelo início imediato das obras da Refinaria Premium do Ceará, encabeçada pelo presidente da Casa, deputado José Albuquerque (Pros).

Segundo o técnico do Conselho de Altos Estudos e presidente da Comissão de Organização do Concurso, Antônio Martins da Costa, o trabalho de mobilização das escolas pela Seduc, embora tenha sido realizado em curto período, logo após o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), “foi muito bom e conseguiu a adesão de muitos alunos”.

O concurso mobilizou alunos de diversas escolas cearenses.
O concurso mobilizou alunos de diversas escolas cearenses.

Ele explicou que, além de fomentar os alunos a fazerem uma reflexão sobre os benefícios que a refinaria trará não só para o Estado, mas também para o Brasil, o concurso mostra ainda quais as categorias profissionais demandadas pela refinaria. “Como eles estão sendo capacitados (nas escolas), poderão vir, em um futuro próximo, a ocupar essas vagas”, justifica.

A partir de agora, cada escola selecionará a melhor redação e a enviará à Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) de sua área até o dia 14 de novembro. No período de 18 a 21 de novembro a Crede enviará as redações escolhidas ao Conselho de Altos Estudos da Assembleia, o qual, por meio de uma comissão julgadora, selecionará, até o dia 28 de novembro, as três melhores redações. O resultado será divulgado no dia 29 de novembro.

O objetivo do concurso é possibilitar aos estudantes a reflexão sobre os benefícios econômicos e políticos desse empreendimento no âmbito estadual e nacional, tais como a geração de empregos com mão de obra qualificada, aumento da arrecadação de impostos, promoção de desenvolvimento e, principalmente, uma melhor qualidade de vida à população cearense.

A solenidade de premiação acontecerá no dia 5 de dezembro, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes – anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará. As escolas vencedoras serão premiadas com aparelhos de data-show, além de troféus. O primeiro colocado ganhará um smartphone e os outros dois vencedores, um tablet cada um. Todos os vencedores serão certificados e convidados a participar da solenidade.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter