Que o ser humano é basicamente uma máquina, isso todo mundo já sabe. Mas algumas pessoas mostram que a capacidade de adaptação dessa máquina é simplesmente absurda. É o caso daqueles que nasceram ou que vivem com condições físicas raras, muitas vezes limitantes, mas que sobrevivem no seu dia a dia fazendo o seu melhor para ter uma vida o mais “normal” possível.
Então, se você é do tipo que adora uma curiosidade sobre os seres humanos, prepare-se para conhecer pessoas simplesmente incríveis a seguir!
Eli Thompson, o bebê sem nariz
Pode parecer impossível alguém nascer sem nariz, mas o pequeno Eli Thompson, provou o contrário. O menino nasceu em 2015 no Reino Unido, com uma condição extremamente rara chamada arhinia. Ou seja, sem nariz ou mesmo cavidade nasal. Para sobreviver, além de respirar pela boca, ele também tinha um tubo de traqueostomia.
Estima-se que apenas cerca de 40 pessoas em todo o mundo nasceram com tal condição, e não chegaram à vida adulta. O mesmo aconteceu com Eli, que faleceu em 2017, três meses antes de completar três anos.
A pele sensível de Guilherme Moura emocionou a internet
Em 2023, o vídeo de um garotinho acordando de um coma e revendo a mãe tomou conta das redes sociais. Pois bem, o menino era Guilherme Gandra Moura, o Gui, que sofre de epidermólise bolhosa. A doença é caracterizada por uma pele extremamente sensível, como se não ficasse “colada” no corpo. Com isso, qualquer mínima pressão causa feridas doloridas em forma de bolhas. Estima-se que cerca de 500 mil pessoas em todo o mundo tenham a doença.
Isaiah Acosta e uma das condições físicas mais raras
Em um dos casos mais raros já registrados, o norte-americano Isaiah Acosta nasceu sem mandíbula e sem vias aéreas. Ou seja, ele não tem a capacidade de falar, mastigar e muito menos respirar. Assim, ele se alimenta por sonda além de ter um tubo de traqueostomia em seu pescoço por onde o ar entra em seu organismo. No entanto, o jovem se tornou um exemplo ao seguir o sonho de ser rapper e emocionar muita gente pelo mundo afora.
Melanie Gaydos, modelo com displasia ectodérmica
Quebrando preconceitos contra pessoas com condições físicas raras, Melanie Gaydos conquistou o mundo da moda. Ela nasceu com displasia ectodérmica, uma síndrome genética que afeta o cabelo, pele, unhas e dentes. Assim, ela é careca, tem a pele extremamente sensível, além de ter a dentição comprometida. Contudo, seu visual único chamou a atenção dos designers. Então, quando se tornou adulta, Melanie brilhou em grandes passarelas na semana de moda de Nova York.
Sem lábios, mas com muito carisma: Darina Shpengler
Quando ela nasceu, os médicos tiveram medo de mostrá-la à sua mãe. Durante toda a infância, ela sofreu com a rejeição das pessoas na rua. Mas ela cresceu amada e hoje inspira muita gente. Essa é Darina Shpengler, uma garotinha russa que nasceu sem os lábios e sem o queixo. Com isso, seus dentes ficam constantemente em exposição e ela tem sérias dificuldades para comer, beber e falar.
Os médicos não sabem dizer ao certo o que causou a deformação no rosto de Darina, mas desde 2019, ela faz um tratamento que consiste em uma série de cirurgias de reconstrução facial. Hoje, ela mostra seu dia a dia por meio das redes sociais.
Diga se não são pessoas excepcionais?
Fotos e vídeos: Reprodução