Quem passa pelo Dragão não pode deixar de conferir as exposições gratuitas nos museus. Com visitações de terça a sexta, os equipamentos oferecem ótimas opções para quem deseja uma boa dose de cultura e lazer.
No Museu da Cultura Cearense (MCC), a mostra de longa duração “Vaqueiros” faz um passeio poético pela cultura do vaqueiro, reunindo um rico e extenso acervo composto de fotografias, instalações, vestimentas de couro, utensílios domésticos e de trabalho, vídeo, elementos de festividade e religiosidade que possibilitam rememorar e reconstruir o que, tradicionalmente, compreende-se como cultura sertaneja. Já “Habitantes”, de Celso Oliveira, reúne fotografias que retratam as visões do fotógrafo-curador acerca da condição humana.
Segue aberto ao público, todas as quartas e sextas, das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Ateliê do MCC, a vivência cultural com o mestre Júlio Santos. Na atividade gratuita, o público pode conhecer mais sobre a trajetória profissional e a técnica da fotopintura que o consagrou. Para participar, os interessados devem realizar agendamento prévio via formulário virtual.
Além disso, ainda pode ser conferido, na lateral do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, nas proximidades da passarela vermelha, o Livelyyy, mural interativo criado pelo artista francês Guillaumit, fruto de parceria entre o Dragão e a Embaixada da França no Brasil. Reproduzido em lambe-lambes, o painel monumental instalado pelos artistas Marquinhos Abu e Rafael Limaverde propõe uma reflexão sobre nossa relação com a vida e a natureza.
Já no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), segue em cartaz “Reflorestamento”, exposição realizada em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes. Com curadoria de Aline Albuquerque e Lucas Dilacerda, a mostra celebra a potência criativa de artistas cearenses, reunindo 79 trabalhos, entre fotografias, pinturas, desenhos, instalações, performances, vídeos e objetos, de criadores que passaram pelo Laboratório de Artes Visuais da Escola ao longo dos últimos 10 anos.
Viu quantas opções boas para conferir nos próximos dias? Aproveite o pré-carnaval e inclua os museus do Dragão na sua agenda!
Fotos: Reprodução / Fonte: Secult
Pátio Hype