Considerado o “Oscar” da música latina, a cerimônia de premiação e entrega do Grammy Latino ocorreu na noite da última quinta-feira (20), reunindo nomes de peso da industria musical dos países latinos. Entre os premiados, vários brasileiros como Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Rita, Marisa Monte, Erasmo Carlos, Sérgio Reis e Aline Barros.
Ivete levou o título de melhor álbum de pop contemporâneo com o seu “Multishow Ao Vivo – Ivete Sangallo 20 anos”. Já Caetano Veloso ficou o prêmio de melhor canção brasileira, por “A Bossa Nova É Foda”. Por outro lado, a cantora Maria Rita levou o prêmio de melhor álbum de samba e pagode por “Coração a Batucar”, enquanto Marisa Monte ficou com o prêmio de melhor álbum de música popular brasileira por “Verdade, uma Ilusão”.
Entretanto, apesar de tantas estrelas brasileiras brilharem no palco do Grammy, podemos afirmar que os que tiveram maior destaque na premiação foram um trio de música instrumental bem pouco conhecidos por aqui. Trata-se do Trio Corrente, que levou, pela segunda vez, o título de melhor álbum de jazz, um título de peso internacional.
Apresentação
Outro destaque da noite foi a presença da cantora Anitta, que entregou praticamente todos os prêmios aos brasileiros. A cantora teve direito a um look arrasador decotadíssimo e claro, discurso feito em espanhol agradecendo a oportunidade.
Confira a lista com os principais premiados da noite:
Álbum do Ano
“Canción Andaluza”, Paco de Lucía
Gravação do Ano
Universos Paralelos”, Jorge Drexler e Ana Tijoux
Canção do Ano
“Bailando”, Enrique Iglesias e Descemer Bueno & Gente De Zona
Artista Revelação
Mariana Vega (Venezuela)
Melhor Canção Urbana
“Bailando”, Enrique Iglesias com Descemer Bueno e Gente de Zona
Melhor Álbum de Rock
“Agua Maldita”, Molotov
Melhor Álbum de Música Urbana
“Multiviral”, Calle 13
Melhor Álbum de Salsa
“3.0”, Marc Anthony
Melhor Álbum de Tango
“Tangos”, Rubén Blades
Melhor Álbum Compositor
“Bailar En La Cueva”, Jorge Drexler
Melhor Álbum Tropical Contemporâneo
“Más + Corazón Profundo”, Carlos Vives
Melhor Canção Brasileira
“A Bossa Nova É Foda”, Caetano Veloso
Melhor Álbum de Música Mexicana
“Amor Amor”, Conjunto Primavera
Fotos: Reprodução