Há onze anos, a produtora de eventos Alice Távora, que tem 46 anos, estava responsável pela organização de um espetáculo no Theatro Municipal de São Paulo. Depois de percorrer os pavilhões no piso térreo, subiu um lance de escadas e chegou a sala em que sua equipe aguardava informações segurando o peito para o coração não sair. “Eu estava bufando, suando, me desmanchando em suor, literalmente”, conta ela.
Depois dos 40, estar em forma já não é a coisa mais natural que existe. Afinal, a medida que os anos passam, o metabolismo tende a ficar um pouco mais lento e, consequentemente, dependendo da situação, ganhar alguns quilos fica inevitável.
Mas, quem nunca ouviu a frase “antes tarde do que nunca”? O famoso dito popular se aplica a diversas situações, inclusive à vida saudável. Portanto, se você tem mais de 40 anos e pensa que é tarde para começar a se exercitar ou que seu corpo já está fraco para suportar a carga de exercícios, é hora de repensar o assunto e o Pátio Hype mostra o porquê. Veja abaixo algumas sugestões de atividades físicas de baixo impacto, mas muito úteis para ajudar você a se manter saudável e todo bonitão ou bonitona:
CORRIDA
O que é: embora qualquer um possa começar a correr, trata-se de uma prática que deve sempre ser feita com o acompanhamento de um profissional, uma vez que existe risco de lesão.
Entre os benefícios da corrida está a melhora a circulação e o aumento da resistência cardiorrespiratória.
FUNCIONAL
O que é: séries de exercícios feitas com ajuda de diferentes aparelhos, como bolas, pranchas, pesos e que exige do aluno coordenação, força, equilíbrio e agilidade. O mais interessante neste tipo de treinamento é que normalmente ele é moldado de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Entre os benefícios está o aumento da força, da resistência, da coordenação e do equilíbrio.
PILATES
O que é: atividade de baixo impacto que auxilia na flexibilidade e fortalecimento muscular.
As séries de exercícios são feitas com ajuda de diferentes aparelhos, como bolas, pranchas, pesos e que exige do aluno coordenação, força, equilíbrio e agilidade. O mais interessante neste tipo de treinamento é que normalmente ele é moldado de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Os benefícios proporcionados pelo Pilates vão desde a melhora da capacidade respiratória e da mobilidade das articulações, até um melhor condicionamento do equilíbrio e da coordenação motora.
IOGA
O que é: mais do que uma atividade física, o ioga é um estilo de vida. A atividade mexe não só com o corpo, mas também com a mente e ainda ajuda a aumentar a flexibilidade e força física, controla a ansiedade, proporciona bem estar emocional e reduz a pressão alta. Gostou? Pois esses são apenas alguns dos benefícios proporcionados por essa modalidade.
De acordo com especialistas, a saúde só tem a agradecer quando se começa a praticar atividades físicas, mesmo se você nunca praticou nada. Entretanto, cautela é fundamental. E se em todas as idades é necessário que se faça acompanhamento médico para planejar um treino adequado às necessidades físicas específicas de cada um, após os 40 anos é ainda mais importante, pois aumenta o riso de doenças cardíacas e vasculares.
Fotos: Reprodução.