Sebrae realiza ciclo de palestras Experience
6 de novembro de 2020
FM Assembleia celebra 13 anos informando ações do Parlamento
6 de novembro de 2020

Conheça a Cataflix, série estrelada por catadores que estreou no Youtube

Você sabe qual é exatamente o trabalho de um catador de papel? Ou melhor, você tem o hábito de separar o lixo em casa e enviá-lo para reciclagem? Se você respondeu que não ou simplesmente não faz ideia de como é a rotina dos catadores, então que tal descobrir? Mas o melhor é que não será preciso ir a nenhum centro de reciclagem para isso! Basta acompanhar a Cataflix e descobrir a rotina dessa profissão tão pouco valorizada em nosso País…

A Cataflix é uma série que está sendo divulgada no Youtube. Ela é presentada por dois catadores: Carlos e Anne Caroline e foi lançada no último dia 30 de outubro. A primeira temporada contará com cinco episódios, que serão liberados semanalmente no canal da ONG Pimp My Carroça. Cada episódio aborda temas específicos, que vão desde como é o dia a dia de um catador até as medidas contra a Covid-19 adotadas por eles no trabalho. No primeiro episódio, um panorama geral sobre a profissão de catador é apresentado, mostrando as dificuldades – e também a beleza! desse trabalho.

Pimp My Carroça e Cataflix: a união faz a força

A produção foi feita pela ONG Pimp my Carroça, que chegou a ganhar prêmios internacionais pro seu trabalho junto a catadores. “A melhor forma do gerador de resíduo se conscientizar sobre sua responsabilidade na cadeia da reciclagem é ouvindo o que um catador tem pra falar. Catadores são agentes ambientais e professores. Eles sempre foram influenciadores em potencial – a gente só colocou uma câmera pra registrar o imenso conhecimento desses trabalhadores”, disse João Bourroul, coordenador de comunicação do Pimp My Carroça, em comunicado à imprensa.

Inicialmente, os participantes da ONG pintavam e decoravam as carroças dos catadores, mas o trabalho cresceu e até um aplicativo foi criado. Através dele, catadores de São Paulo e pessoas que separam o lixo puderam se comunicar e facilitar tanto o trabalho de quem recolhe o material quanto a reciclagem. Então, a ONG se uniu à Nestlé para fazer a Cataflix. Os cenários foram grafitados exclusivamente para a gravação dos episódios, que se passam em São Paulo. Entretanto, catadores de País inteiro foram convidados a participar do projeto.

Fotos e vídeos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *