Conheça a cidade italiana que tem um museu para cada 60 habitantes

Comportamento|curiosidades|Estilo de Vida

No Brasil, não  é difícil encontrarmos alguém que nunca visitou um museu em toda a sua vida. Na verdade, no nosso país esse é um hábito pouco praticado pela população em geral e, embora esses espaços sejam uma fonte quase inesgotável do saber, as pessoas geralmente não enxergam os museus como meio de construção do saber histórico e social, e sim, como “um lugar onde existem coisas velhas, objetos velhos”.

Mas vamos ser sinceras, será que existe coisa mais rica culturalmente que olhar para a História no passado e ver como as pessoas viviam ou que acontecia em outras épocas? Na pequena cidade de Sellia, na região italiana da Calábria, cada vez mais os museus firmam sua importância na formação educacional da população. Para se ter uma ideia, em meio às ruínas de um castelo, nos arredores do parque nacional de Sila-Catanzaro, o município de 500 moradores diz ter um museu ou espaço expositivo para cada 60 habitantes.

A riqueza cultural do local já começa em seu centro histórico de ruas pitorescas, onde há uma grande variedade de pequenos e originais locais de memória. Conheça alguns:

♦ Mu.Se.BA

O vilarejo calabrês criou em 2016, com fundos europeus, um museu dedicado às crianças. Chamado Mu.Se.BA, o local aborda temas relacionados à agricultura e ao meio ambiente.

museu-3

♦ Museu da História em Quadrinhos

Em 2011, foi fundado o Museu da História em Quadrinhos, que funciona em um edifício municipal. O pequeno templo dedicado à arte da narrativa tem mais de 10 mil HQs de autores do mundo inteiro, além de uma área dedicada a gibis italianos, desde os primeiros, feitos em 1900, até os atuais. É de enlouquecer qualquer amante de HQs, não é mesmo?

♦ Eco-museu

Também em 2011, foi aberto o primeiro eco-museu ao ar livre da região, um grande espaço no centro histórico caracterizado por oito grandes imagens de três metros de altura que retratam o patrimônio ambiental, agrícola, cultural e social de Sellia.

museu-2

São tantos museus na pequena cidade italiana, que Sellia até poderia reivindicar o título de lugar na Europa com mais espaços culturais. Ah, e para quem pensa que já é o suficiente, pelo menos mais um museu deve ser inaugurado na cidade ainda este ano: o Museu da Ciência e da Terra, onde serão expostos fósseis de dinossauros, inclusive um dente de Tiranossauro rex e dois grandes ovos.

Bem que os senhores governantes brasileiros poderiam copiar essa ideia, não é? Já imaginou, váriooosss museus novos para a gente visitar?

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter