Seja você vegetariano ou não, pode estar optando por consumir soja de várias formas por acreditar que este é um alimento que traz benefícios à saúde. Afinal, é isso que dizem por aí, em praticamente todos os canais da mídia, não é verdade? Porém, se ouvirmos mais opiniões, veremos que esse grão é um alimento bastante controverso.
Existem diversos estudiosos e especialistas que crucificam a soja como um alimento que, além de não trazer nenhum benefício, ainda é maléfico para saúde. E como o Pátio Hype adora desmascarar mitos de alimentação, principalmente quando existem familiares, amigos, conhecidos e seguidores que estão sendo enganados, listamos alguns motivos para você nunca mais comer soja.
◊ Fitoestrógenos / Isoflavonas
Ela contém compostos que assemelham-se ao estrogênio humano e podem bloquear o estrogênio normal e interromper a função endócrina, causar infertilidade, e aumentar o risco de câncer de mama.
◊ Toxinas e antinutrientes
Para quem não sabe, entre eles estão os mais potentes inibidores de enzimas que bloqueiam a ação da tripsina e outras enzimas necessárias para a digestão das proteínas. Como esses inibidores não são desativados durante o cozimento e processamento, pode resultar em condições não muito boas para a saúde, como, por exemplo, um câncer.
◊ A soja moderna é geneticamente modificada
Pode acreditar: 99% da soja é geneticamente modificada, o que faz com que ela esteja entre os mais altos graus de contaminação por agrotóxicos do que qualquer outro alimento.
◊ Bloqueadora de minerais essenciais
A soja é rica em ácido fítico, uma substância que bloqueia a absorção de minerais essenciais do cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco, especialmente, no trato intestinal.
→ Então, soja não é nunca saudável?
Sim, existem alimentos derivados de soja que são conhecidamente saudáveis, porém, raros de serem encontrados, e isso não é um dos mitos de alimentação. Com toda essa dificuldade, uma opção saudável passa a ser os produtos de soja que são fermentados, pois o processo de fermentação acaba eliminando os agentes causadores dos problemas mencionados anteriormente.
Agora que você já conhece um pouco sobre o “lado negro” da soja, desfaça os mitos de alimentação que pregam por aí de que esse grão é um alimento extraordinário.
Fotos: Reprodução.