Os objetos plásticos têm inúmeras vantagens: são recicláveis, práticos, resistentes, leves, flexíveis, econômicos, entre várias outras características. Mas esses objetos, aparentemente inofensivos, trazem graves malefícios ao meio ambiente. Isso porque o plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável, feito de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar séculos, ou seja, seu tataraneto pode no futuro se deparar com o saquinho plástico que você jogou fora hoje.
As embalagens plásticas, por exemplo, são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para as inundações e retenção de mais lixo. Entre os prejuízos ao meio ambiente, estima-se que os resíduos plásticos provoquem anualmente a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos.
Apesar de toda essa informação, muita gente ainda pensa que para ter um pouco mais de atitude responsável precisa ser extremamente careta e radical. Pois é, muita gente acha que para ajudar a salvarmos o planeta é preciso ser ativista no Greenpeace, mas não. É possível ajudar a manter a cidade limpa e evitar um descarte ainda maior de resíduos plásticos com apenas algumas dicas bem simples de serem seguidas. Confira!
– Troque os copos descartáveis por um copo ou uma caneca durável;
– O mesmo vale para as garrafas, portanto, nada de sair comprando mais garrafas de plástico;
– Mantenha um par de talheres de metal na sua empresa e no seu carro para quando necessário;
– Compre brinquedos de madeira. Além de contribuir com o meio ambiente eles são um charme;
– Quando for as compras leve sua própria sacola durável;
Hoje, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens plásticas e cerca de 80% são descartadas após serem usadas apenas uma vez! Como nem todas seguem para reciclagem, este volume ajuda a superlotar os aterros e lixões, exigindo novas áreas para depositarmos o lixo que geramos. Aqui no Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por resíduos plásticos (cerca de 25 mil toneladas).
Apesar da necessidade crescente de uma maior conscientização da sociedade, é provável que existam pessoas que irão descartar incorretamente as embalagens no meio ambiente. No entanto, você pode seguir as dicas do No Pátio e fazer a sua parte.
Fotos: Reprodução.