Atualmente, não é difícil encontrar informações falsas, pelo contrário, a ampliação desse tipo de informação se tornou ainda mais comum, por meio da internet. Pois qualquer pessoa pode relatar algo como se fosse verdadeiro.
Entretanto, quando o assunto é fertilidade, pode ser que algumas das afirmações listadas abaixo, pela equipe do Pátio Hype, venham da sua avó, do seu pai ou da sua tia mais velha. Por isso, é essencial que você entenda o que é ou não mito sobre gravidez e fertilidade. Então, desce mais um pouco e dá só uma olhadinha!
Mito. O útero invertido, ou seja, útero voltado para trás, não é a causa da dificuldade de engravidar. Pois o colo do útero continua no mesmo local, o que é fundamental para a gravidez, levando em consideração que é por onde acontece a passagem dos espermatozoides. Dificilmente essa posição pode atrapalhar essa passagem.
Mito. Se o aborto acontecer naturalmente, não impede ou reduz as chances de acontecer uma nova gravidez no futuro.
Mito. Bom, não existe relação entre a fertilidade e a idade em que as mulheres menstruam, mesmo sendo cedo demais ou tarde demais. Vale ressaltar que as mulheres que iniciaram o período menstrual cedo, terão o fim da vida útil dos seus ovários mais cedo.
A síndrome dos ovários policísticos podem ter a ovulação prejudicada, o que resulta nos problemas com a fertilidade também. Algumas mulheres engravidam mesmo passando por esse problema, porém, a atenção com o pré natal deve ser ainda mais rigorosa.
Não existe pesquisas científicas que comprovem o efeito dos chás quando o assunto é fertilidade. Os chás naturais auxiliam na diminuição da ansiedade de pessoas que estão fazendo tratamento para fertilidade, porém, somente isso.
Mito. Quando o casal não consegue ter filhos, a culpa, na maioria das vezes, é voltada para a mulher. Porém, estatísticas mostram que as mulheres possuem infertilidade em apenas 30% dos casos. E quando trata-se de problemas ginecológicos ou idade avançada, as mulheres podem tentar engravidar normalmente, mas será preciso o auxílio de técnicas alternativas de fecundação.
Mito. A facilidade se diferencia ao longo do tempo, porém, não há garantias de que uma gravidez será mais fácil após o nascimento de outros filhos.
Mito. Você deve investir em relações sexuais durante o seu período fértil e para que isso aconteça, é preciso saber qual é o seu período fértil durante o seu ciclo menstrual. Dessa forma, você poderá aumentar as chances de engravidar.
Mito. A pílula anticoncepcional não resulta em infertilidade, porém, pode esconder outros problemas existam, por exemplo, endometriose ou baixa reserva ovarina. Portanto, é necessário estar sempre atenta a esses fatores.
Mito. O prazer sexual não está ligado com a fertilidade, ou seja, não aumenta, assim como não diminue, as chances de engravidar.
Você acreditava em algum dos mitos acima? O Pátio Hype esclareceu alguma lenda para você? Comente logo abaixo!
Fotos: Reprodução