A visão é um dos sentido do qual mais dependemos. E como vivemos em um mundo que exige que os olhos encarem letras e imagens pequenas em celulares, computadores e televisores rotineiramente, é importante tomar medidas para melhorá-la, pois problemas na visão diminuem a qualidade de vida e podem levar a cirurgias caras ou à cegueira parcial.
No entanto, você sabia que há muitas soluções para manter uma visão saudável e nítida pelo resto da vida e que isso depende apenas de algumas mudanças na dieta? Foi isso que o médico e apresentador da BBC, Michael Mosley, descobriu.
De acordo com o médico, quando a equipe do programa da BBC Trust Me, I’m a Doctor (“Confie em Mim, Sou Médico”) o pediu para tentar tomar suplementos para melhorar a visão sua reação foi bastante cética. Mas, mesmo assim, ele foi encontrar com John Barbur, professor da City University de Londres, para fazer um exame completo de visão.
“Minha visão nunca foi boa. Passei a maior parte de minha vida usando óculos e, à medida que envelheço, a expectativa é que a situação apenas piore”, revelou o médico e apresentador.
Durante os exames foram medidas as limitações na percepção de cores, visão noturna e capacidade de detectar objetos pequenos e imagens tênues, assim como o nível de proteção da área mais delicada da retina de Michael (a mácula) contra danos causados por luzes azuis de alta energia e raios UV.
→ Sim, mas quais foram os resultados?
Os testes para saber o quanto Michael tinha uma visão saudável revelaram resultados fascinantes e deprimentes: A capacidade que Michael tinha em detectar as cores amarela e azul eram muito baixas, já sua visão noturna e percepção de detalhes, apesar de também serem baixas, estavam de acordo com a sua idade.
Com base nesses resultados, a equipe da BBC o entregou um estoque de suplementos que duraria 90 dias e que deveriam ajudar.
Os suplementos têm concentrações de certos compostos encontrados em plantas, como calêndulas, mas dois dos compostos mais importantes – luteína e zeaxantina – também são encontrados em uma série de alimentos que consumimos regularmente, como gemas de ovo, espinafre e couve.
Assim, uma equipe de pesquisadores americanos elaborou a receita de uma bebida diária que visa fornecer a quantidade adequada de luteína e zeaxantina. É uma mistura de frutas e verduras como couve e kiwi com gorduras como leite e gérmen de trigo, que ajudam a absorver os compostos mais importantes.
Doze semanas depois, Michael volta à City University para ver se o consumo diário de suplementos tinha feito alguma diferença em sua visão e adivinhem? Os resultados foram surpreendentes até para John Barbur: A pesquisa demonstrou que os suplementos funcionam – mesmo para alguém como Michael, que tem uma dieta relativamente saudável com muitas frutas e verduras.
No entanto, alguns pesquisadores acreditam que apenas a dieta, sem os suplementos, pode ser o bastante. Portanto, se você quiser ter uma visão saudável, precisará mastigar verduras – junto com algumas gorduras para ajudar na absorção destes compostos solúveis em gordura.
Fotos: Reprodução.