2ª Chamada Pública do Edital Ceará Junino 2016
8 de junho de 2016
5 ladrões que se arrependeram do roubo
9 de junho de 2016

Quando você pensa em horta, logo vêm à mente o quê? Um quintal bem grande e bonito, cheio de plantinhas, ervinhas, temperos, flores, frutos, tudo aquilo que pode ser devidamente plantado e comido, certo? E claro que esse espaço tem que ser aberto e receber muito sol. No máximo, uma horta vertical ou algo parecido dentro de casa, mas sempre com luz.

Pois e se a gente te contasse que é perfeitamente possível montar uma horta incrível no subsolo de um prédio, sem nenhum tipo de luz natural e nem espaços amplos e abertos? É assim a primeira horta subterrânea de São Paulo!

horta subterrânea3A horta subterrânea fica localizada no prédio Pátio Victor Malzoni, na Avenida Brigadeiro Faria Lima. Ela foi inaugurada no último dia 3 de junho, e é completamente às escuras. Quer dizer, a iluminação vem toda de enormes lâmpadas de LED especiais para compensar a falta de luz do subsolo do prédio. Na verdade, a horta subterrânea vai funcionar de modo semelhante a uma estufa: a luz de LED azulada tem efeito parecido com o da luz natural, estimulando a fotossíntese, mas sem emitir calor.

O sistema de irrigação da horta subterrânea também é bem diferente, e funciona através de um sistema automático que fica instalado em cada caixote. Entretanto, é preciso que alguém borrife manualmente os temperos, todo santo dia. A ideia é que os resíduos orgânicos gerados no próprio edifício sejam usados depois como adubo para as plantinhas.

horta subterrânea

Na hortinha, serão plantados temperinhos como hortelã, manjericão, alecrim e tomilho, além de alface. E sabem do melhor? Toda produção será distribuía gratuitamente aos visitantes, usuários e chefs que trabalham no prédio! Bom demais, não é mesmo?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *