Ceará intensifica vacinação contra HPV
19 de julho de 2017
Novos Baianos em Fortaleza – Os ingressos já estão disponíveis!
19 de julho de 2017

Pele, unhas e cabelos mais firmes e bonitos. Que mulher não deseja isso? Com o incrível colágeno hidrolisado – que há cerca de três anos conquistou a mulherada com a promessa de firmar a pele e amenizar a fome, é possível conseguir tudo isso e ainda mais.

De acordo com alguns estudos, a suplementação com colágeno além de contribuir para a perda de peso e o aumento da elasticidade, firmeza e hidratação da pele, ainda protege ossos e articulações. E adivinha? Esse fenômeno pode ser encontrado nas prateleiras de qualquer farmácia ou supermercado em forma de barrinha de cereais, granola, capsulas, sachês e até mesmo bombons. E as mulheres, claro, são as maiores consumidoras!

O colágeno é uma proteína que o próprio organismo é capaz de produzir. Uma de suas principais funções é formar as fibras que dão sustentação à pele. No entanto, como já contamos para você, cabelos, unhas, ossos e cartilagens (tecidos que amortecem as articulações) também são beneficiados. Ou seja, ele garante que o corpo funcione bem por dentro e fique bonito por fora.

Depois dos 30 anos, mesmo com uma alimentação balanceada, a pessoa passa a ter uma perda anual em torno de 1% de colágeno no organismo. Dos 50 anos em diante, a queda é bem mais drástica. A produção de colágeno cai para apenas 35%, em média. Isso causa uma redução da elasticidade e a hidratação da pele. É por isso que muitos nutricionistas e dermatologistas consideram a suplementação com o colágeno hidrolisado importante a partir dos 30 anos e essencial depois dos 50.

Mas o que é o colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é o colágeno que passou por processo de hidrólise (quebra pela água das moléculas de proteína) para que possa ser absorvido facilmente pelo organismo. Nesse formato, ele é considerado alimento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, portanto, você pode comprá-lo sem prescrição médica.

Para obter os efeitos esperados desse suplemento maravilhoso, precisa acertar na dose, que pode ser de oito a dez gramas de colágeno por dia. Se você ainda está na faixa dos 20 pode ficar tranquila: ainda não é hora de aderir a doses extras dessa proteína. Uma dieta caprichada em alimentos que estimulam o organismo a produzir colágeno é suficiente. Já para quem malha ele é um excelente aliado das articulações.

Como inserir o colágeno hidrolisado no dia a dia?

Segundo a maioria dos especialistas na área da saúde, para obter os efeitos do Colágeno Hidrolisado é preciso ingerir uma dose diária entre 8 a 10 gramas do produto. Para saber qual dosagem é mais recomendada ao seu caso, consulte um médico, que analisará seu caso e indicará um total adequado, para que seja possível tirar máximo proveito do produto e conquistar resultados rapidamente. Atualmente, o produto pode ser encontrado em diversas formas, como em pó, cápsula manipulada, doces (balas e bombons), barras de cereais e, até mesmo, águas aromatizadas. No primeiro caso, há maior versatilidade de uso, uma vez que o Colágeno Hidrolisado em pó pode ser adicionado a sucos, água, iogurte e leite.

Outra opção é acrescentar o produto em sopas. Já as versões em cápsula e demais produtos são mais práticas, podendo ser consumidas tanto em casa como no caminho ao trabalho, academia ou qualquer atividade realizada no dia a dia. Quer potencializar os efeitos do suplemento? Nesse caso, combine a ingestão do Colágeno Hidrolisado com vitamina C, seja um alimento rico nesse nutriente ou a forma manipulada dessa substância. Vale lembrar que o Colágeno Hidrolisado é recomendado para mulheres a partir de 30 anos, que é quando seu organismo começa a produzir uma quantidade menor dessa proteína. Caso seja mais nova, pergunte ao seu médico se pode usar o produto.

 

Mas atenção, o colágeno não diminui a importância de uma dieta rica em alimentos que estimulam sua produção no organismo. Essa lista inclui carne magra, frango, peixe e ovo (especialmente a clara). Invista também em legumes, verduras, frutas e castanhas.

E a gelatina de caixinha? A proteína usada na composição não é hidrolisada (ou seja, é difícil de ser absorvida). Mas não deixa de ser uma boa opção de sobremesa leve. Apenas tenha o cuidado de escolher um tipo sem corantes artificiais, pois são substâncias que prejudicam a pele.

Agora que você já esrá por dentro dos benefícios do colágeno hidrolisado, que tal consultar seu médico e aderir o quanto antes? a saúde e a beleza agradecem!:)

 

Fotos: Reprodução. 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *