Conheça os enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2015

Entretenimento|Música|Shows

Olha o Carnaval do No Pátio aí, gente!!!!

Calma que não nos perdemos no calendário e nem antecipamos tanto assim o carnaval não. Acontece que queremos trazer até você os temas dos samba-enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2015. Este ano, as escolas foram para lá de criativas, e os temas estão bem variados. De homenagens a Nelson Mandela à história do baralho, vai ter praticamente de tudo desfilando na Sapucaí em 2015.

Vai dizer que você não fica curioso em saber o que cada uma vai apresentar na avenida? Então prepare o confete e a serpentina e conheça os enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2015!

Primeiro dia (15 de fevereiro)
Viradouro
“Nas Veias do Brasil, é a Viradouro em um Dia de Graça!”
: A Viradouro vai homenagear as origens africanas do samba com dois sambas do poeta Luiz Carlos da Vila. A história vai dar destaque para a mistura de raças que forma o povo brasileiro.

Mangueira
“Agora Chegou a Vez Vou Cantar: Mulher da Mangueira, Mulher Brasileira em Primeiro Lugar”
: Uma homenagem às mulheres do Brasil que fizeram a diferença, a começar por Vovó Lucíola, da comunidade mangueirense.

Mocidade Independente
“Se o Mundo Fosse Acabar, me Diz o que Você Faria se Só te Restasse um Dia?”
: Baseada na música de Paulinho Moska chamada O Último Dia, este samba desafia o público a pensar no que fariam se aquela noite fosse a última.

Vila Isabel
“O Maestro Brasileiro na Terra de Noel…Tem Partitura Azul e Branca da Nossa Vila Isabel”
: O enredo luxuoso fara uma homenagem ao maestro Isaac Karabtchevsky, regente da Orquestra Sinfônica Petrobras.

Salgueiro
“Do Fundo do Quintal, Saberes e Sabores na Sapucaí”
: Quem disse que comida não vira música? Pois a Salgueiro vai trazer o melhor da culinária mineira antes da chegada dos colonos para a avenida.

Grande Rio
“A Grande Rio é do Baralho!”
: Se o carnaval é um jogo, então a Grande Rio vai colocar todas as cartas na avenida este ano, mostrando a história e os diferentes tipos e usos das cartas do baralho.

Segundo dia (16 de fevereiro)
São Clemente
“A Incrível História do Homem que Só Tinha Medo da Matita Pereira, da Tocandira e da Onça Pé de Boi”: A escola vai prestar uma bela homenagem aquele que foi considerado como o “pai” de todos os carnavalescos. Fernando Pamplona, falecido em 2013, foi o responsável por levar os temas afro para a Sapucaí.

Portela
“ImaginaRio – 450 Janeiros de uma Cidade Surreal”: Claro que os 450 da cidade do Rio de Janeiro não poderia ficar de fora e ninguém melhor que uma das mais antigas escolas de samba para contar essa história! Muita pompa e luxo estão garantidos!

Beija-flor
“Um Griô Conta a História: um Olhar Sobre a África e o Despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos Sobre a Trilha de Nossa Felicidade”: Uma verdadeira aula de história sobre as origens africanas do povo brasileiro. Esse é o conceito que a Beija-Flor que trazer para a avenida este ano.

União da Ilha
“Beleza Pura?”: A vaidade entrará em cena neste desfile, com a presença de personagens famosos por sua relação com a beleza como Cleópatra e Zé Bonitinho.

Imperatriz Leopoldinense
“Axé-Nkenda, um ritual de Liberdade e que a Voz da Igualdade Seja Sempre a Nossa Voz”: Uma bela exaltação a Nelson Mandela e sua luta para mostrar que não existem diferenças entre negros, brancos, pardos ou amarelos. Somos todos seres humanos.

Unidos da Tijuca
“Um Conto Marcado no Tempo – O Olhar Suíço de Clóvis Bornay”: Um pouquinho da cultura suíça vai invadir a avenida neste samba-enredo que trará pedaços dos contos de Clóvis Bornay, filho de suíços e figura marcante no carnaval carioca.

Com tantas cores, culturas e histórias, e esses enredos das escolas de samba em 2015, o Carnaval deste ano promete ser uma festa para se divertir e aprender um pouco mais.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter