Conheça os pisos de pneu reciclado

Dicas verdes|EcoFriendly|Sustentabilidade


Pouca gente sabe, mas os pneus demoram anos para se decompor. Estima-se que pode chegar a até 600 anos. Além do potencial para a reprodução de doenças, o material também pode afetar o lençol freático, levando a problemas com os rios mais próximos e consequentemente com os animais.

Mas o que fazer para combater esse problema se a cada dia cresce mais e mais o número de carros e com isso aumenta o acúmulo de pneus velhos, que nem sempre são reaproveitados? A alternativa mais famosa é conhecida por remold, processo que transforma os pneus velhos em novos e faz um reaproveitamento da carcaça. Recentemente, no entanto, uma nova modalidade de reutilização surgiu no mercado e transforma a borracha em pisos de pneu.

Normalmente utilizados em playgrounds e em ambientes direcionados às crianças, o modelo vem ganhando espaço e já é visto como uma alternativa para o cimento, pedra e madeira. Isso porque as placas de borracha são bastante resistentes e duráveis. Em algumas cidades ele pode ser visto nas calçadas e nas ruas principais, onde o comércio prevalece.

pisos de pneu 2

Os benefícios da alternativa ecologicamente correta vão além da resistência. Fáceis de manusear, instalar e limpar, os pisos de pneu não quebram ou soltam lascas. O material também não desenvolve fungos e nem danifica o meio ambiente, já que é feito 100% de borracha e é considerado drenante – o que permite a passagem da água, colaborando com a permeabilização do solo.

Para um pneu se tornar piso é preciso separá-lo dos demais resíduos. Depois de separados, eles são triturados e passam por um processo de mistura para que as placas sejam feitas. Cada metro quadrado de placa de borracha utiliza cerca de três pneus. Por isso, alguns fabricantes, em parceria com cooperativas de reciclagem, instalaram mais de 700 postos de coleta em todo o Brasil.

Um dos motivos que vem conquistando as pessoas é o aspecto decorativo que os pisos de pneu têm. Podendo ser encontrados em várias cores e formatos, o tamanho e a espessura variam de acordo com a finalidade. O que não impede o combate ao descarte incorreto do material.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter