Criada com o intuito de proteger o meio ambiente e reduzir ao mínimo as consequências de ações devastadoras, as leis ambientais definem normas e infrações e devem ser conhecidas, entendidas e praticadas por todos – tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
Para se compreender melhor as leis ambientais, é necessário uma leitura daquelas que são consideradas as principais leis sobre meio ambiente no Brasil. Pensando nisso, o No Pátio listou algumas e convida você a se aprofundar um pouco mais no tema.
→ Lei da Política Nacional do Meio Ambiente
Instituí a PNMA e o Sisnama, estipulando e definindo, dentre outros preceitos, que o poluidor é obrigado a indenizar danos ambientais que causar, independentemente da culpa e que o Ministério Público pode propor ações de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, impondo ao poluidor a obrigação de recuperar e/ou indenizar prejuízos causados. Criou ainda obrigatoriedade dos estudos e respectivos relatórios de impacto ambiental.
→ Lei dos Crimes Ambientais
Responsável pela reordenação da legislação ambiental brasileira no que se refere às infrações e punições. Dentre várias inovações e determinações, destaca-se, por exemplo, a possibilidade de penalização das pessoas jurídicas no caso de ocorrência de crimes ambientais estipulados pela própria
→ Lei de Recursos Hídricos
Instituí a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Recursos Hídricos. Define a água como recurso natural limitado, dotado de valor econômico, que pode ter usos múltiplos – consumo humano, produção de energia, transporte, lançamento de esgotos. A lei prevê também a criação do Sistema Nacional de Informação sobre Recursos Hídricos para a coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações sobre recursos hídricos e fatores intervenientes em sua gestão.
→ Novo Código Florestal Brasileiro
Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, tendo revogado o Código Florestal Brasileiro de 1965. Desde a década de 1990, a proposta de reforma do Código Florestal suscitou polêmica entre ruralistas e ambientalistas.
Há um processo de mudança de comportamento na sociedade civil e no mundo empresarial, que não está associado apenas às eventuais penalidades legais, mas à adoção de uma postura de responsabilidade compartilhada entre todos para vencer os desafios ambientais, que já vivenciamos.
Entretanto, é importante ressaltar que essas leis ambientais que o No Pátio citou são apenas parte do Direito Ambiental do País, que ainda possui inúmeras outras matérias, como decretos, resoluções e atos normativos.
Fotos: Reprodução.