O I Edital Cultura LGBT tem entre seus objetivos, implementar políticas culturais voltadas para a população LGBT e demais grupos da diversidade sexual, no intuito de reconhecer, valorizar e fomentar à difusão, circulação e intercâmbio das produções, manifestações e expressões artísticas e culturais. Com isso, para debater mais questões e receber sugestões sobre o edital, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) abriu uma consulta pública, via Internet. As ideias para o aperfeiçoamento do texto inicial da proposta podem ser enviadas por todos os interessados, até o próximo domingo, dia 25 de setembro.
A Secult instituiu no último mês de maio o Grupo de Trabalho sobre Políticas Públicas de Cultura LGBT, como parte dos compromissos assumidos pela Secretaria com a diversidade cultural. Desse modo, o Edital Cultura LGBT será voltado para artistas, grupos, companhias e coletivos do Ceará, somando-se ao conjunto dos editais já promovidos pela Secretaria, para fomentar a cultura e a arte em todo o Estado.
O investimento do Governo do Estado, por meio da Secult, no novo edital será de R$ 400 mil. O processo seletivo visa fomentar, incentivar e apoiar produções artísticas e culturais que promovam a cultura e a não-discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Os projetos apresentados podem contemplar uma ou mais linguagens artísticas, como artes visuais, audiovisual, dança, literatura, música, teatro, manifestações populares.
Serviço:
Consulta pública sobre o I Edital de Apoio a Projetos de Promoção à Memória, à Visibilidade e à Afirmação das Manifestações Culturais de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero (LGBT), da Secult.
Participação até o dia 25 de setembro, através do envio de ideias pelo site.
Observação: No endereço online é possível conferir o texto preliminar e fazer sugestões de modificações. As sugestões serão debatidas pela Secult e aproveitadas para a redação final do edital.
Fotos: Reprodução