Consumo de cerveja reduz o colesterol

Comportamento|Saúde

Estudos comprovam que o consumo de 350 ml por dia, quantidade respectiva a duas latas, promove aumento na concentração de HDL (colesterol bom) no sangue e, consequentemente, melhora na proteção cardiovascular

cerveja

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard avaliou os efeitos do consumo de diversas bebidas alcoólicas, dentre elas a cerveja, nos níveis de HDL-colesterol. Os resultados mostraram que após a ingestão diária, feita durante quatro semanas, de aproximadamente 30g de etanol (equivalente a duas latas de cerveja de 350 ml) houve aumento significativo na concentração plasmática de HDL.

Somado a estes resultados, pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona analisaram mais de 4 mil pessoas por meio de questionários e análises clínicas, com o objetivo de determinar a associação entre fatores de risco cardiovascular ao consumo e tipo de bebida alcoólica, mais notadamente vinho e cerveja.

Os resultados confirmaram a relação de proteção cardiovascular com o consumo moderado destas bebidas, decorrente de uma soma de efeitos positivos, sendo, segundo os autores, o aumento de HDL o mais importante deles. Diante dessas informações, a cerveja torna-se mais uma aliada da alimentação na manutenção de níveis saudáveis de colesterol, refletindo na saúde do coração como um todo. Mas atenção, aprecie com moderação!

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter