Consumo de chocolate ajuda a evitar doenças cardiovasculares

Comportamento|Gastronomia|Pesquisas|Saúde


É difícil encontrar quem não goste de chocolate. A guloseima, que é a queridinha de várias pessoas ao redor do mundo, tem até mesmo um dia que é mundialmente dedicado a ela (26 de março). Em abril, um estudo divulgado pela revista cientifica “International Archives of Medicine” aumentou a felicidade de muitas pessoas ao dizer que comer chocolate elevava em muito as chances de emagrecer durante uma dieta. Mas a alegria durou pouco e a pesquisa foi considerada falsa.

Um novo estudo – mas que, desta vez, é sério – realizado por pesquisadores da Universidade de Aberdeen, na Escócia, analisou 21 mil adultos por 12 anos e constatou que comer cerca de duas barras pequenas de chocolate por dia ajuda a reduzir os riscos de um ataque do coração ou de derrame.  

Os pesquisadores fizeram uma comparação entre pessoas que não comem nenhum chocolate e as que costumam consumir uma quantia aceitável. A surpresa foi que o segundo grupo apresentou 9% a menos em chances de morrer de uma doença cardíaca e 23% menos chances de ter um acidente vascular cerebral.

chocolate2De acordo com a investigação, a quantidade ideal sugerida para consumo de chocolate por dia é 100 gramas. No Brasil, as barras convencionais costumam vir em pacotes de 150 gramas. Sendo o chocolate amargo mais benéfico do que o chocolate ao leite.

O professor de medicina Phyio Myint, da Universidade de Aberdeen, revela que há evidências significativas de que uma ingestão maior de chocolate está sim associada a um menor risco de desenvolver problemas cardiovasculares.

Mas cuidado! Os cientistas também confessaram que o grupo que consumia chocolate era composto em sua maioria por jovens, tinham um peso menor, pressão arterial baixa, sendo com isso menos propensos a ter diabetes e mais propensos a realizar atividade física regularmente. Portanto, nada de sair incluindo chocolate exageradamente em sua dieta.

 

 

Fotos:Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter