Existem muitas pesquisas sobre as consequências do consumo do álcool e da maconha no organismo das pessoas, mas poucas se dedicaram a analisar e esclarecer sobre os efeitos do uso simultâneo dessas duas drogas.
A Associação Americana para a Química Clínica (AACC, na sigla em inglês), em um novo estudo, mostrou que o uso combinado de ambas as drogas faz com que a concentração no sangue de tetrahidrocanabinol, o THC – substância psicoativa presente na maconha e no haxixe, é muito maior do que no indivíduo que faz uso da maconha sem beber.
Uma parte considerável dos motoristas que se envolvem em acidentes de trânsito nos Estados Unidos estavam tanto alcoolizados como também haviam fumado maconha antes de entrar no carro. Sabendo-se do efeito negativo que o álcool tem sobre a condução de veículos e que a cannabis diminui a concentração do indivíduo em muitas situações, a pesquisa teve como finalidade revelar os riscos do consumo concomitante destas duas drogas quando se está dirigindo.
Na investigação foram examinadas 19 pessoas, constatando que, após a ingestão de álcool e, dez minutos mais tarde, inspirarem o vapor da erva em doses menores ou maiores, elas apresentaram uma concentração de THC no sangue maior do que nas que tinham apenas inspirado o vapor.
Mesmo que em baixas doses, a percepção e o desempenho psicomotor são diretamente afetados após o uso combinado das duas drogas, elevando assim os riscos de acidentes. Estando menos consciente e com o raciocínio mais lento, é menos provável que o condutor seja capaz de manter o controle das situações, colocando em risco sua vida e a de outras pessoas, podendo provocar acidentes cujos resultados são imprevisíveis.
Com certeza este estudo é mais um alerta para que você evite o consumo dessas substâncias e se proteja contra os efeitos devastadores deles na sua vida e na das outras pessoas, não é mesmo? fica a dica!
Fotos: Reprodução.