Contribuintes | IPTU 2025 está disponível para pagamento

Acontece|Fortaleza

Atenção, contribuintes! A partir desta terça-feira (07), o acesso às informações do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 estará disponível no site da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin).

O site oferece dois canais de atendimento: Guichê Virtual e o Fale com a Sefin. No primeiro, o contribuinte pode conversar com um dos atendentes para solucionar qualquer demanda apresentada, de forma totalmente on-line por meio de chamada de áudio e vídeo. Já no Fale com a Sefin, o cidadão pode registrar sua demanda anexando documentos, caso seja necessário, e obter retorno em 48 horas, no máximo.

Pagamento em cota única ou parcelado

Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão três opções de desconto: 8%, 6% e 4%, com vencimento no quinto dia útil dos meses de fevereiro, março e abril, respectivamente. O contribuinte também poderá parcelar o imposto em até 11 vezes, com parcelas mínimas de R$ 79,11 e vencimento no quinto dia útil de cada mês. Os descontos são concedidos apenas aos contribuintes que estão adimplentes.

Beneficiados com isenções

Já caso o contribuinte tenha direito à isenção, mas não tenha sido informado ou não verifique esta informação na consulta no site, poderá solicitar o benefício para o IPTU 2025 até o dia 11 de março deste ano com os documentos que comprovem a situação. A declaração de isenção poderá ser acessada no site da Sefin.

Entre os requisitos para isenção destinada às pessoas viúvas, aposentadas, pensionistas, pessoas inválidas (para o trabalho em caráter permanente) e menores órfãos de pai e mãe, estão os seguintes: renda mensal familiar inferior ou igual a três salários mínimos, possuir apenas um imóvel no Município e o valor venal do imóvel seja de até R$ 130.554,26.

O IPTU é essencial para o desenvolvimento da cidade, garantindo recursos para melhorias nos serviços públicos e na infraestrutura urbana. Acesse o site da Sefin e veja todas as informações!

Fotos: Reprodução / Fonte: Prefeitura

Inscreva-se na nossa newsletter