Conversamos rapidamente com Liniker, que faz show em Fortaleza no sábado

Hypeando|Inspiração da Semana

No próximo dia primeiro de abril, Fortaleza será tomada por uma das mais recentes potências musicais brasileiras. Estamos falando de Liniker, que acompanhado dos seus Caramelows (nome da sua banda), vai fazer um show que promete lacrar geral no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Mais do que uma artista incrível, Liniker também é conhecida por seu lado ativista, defendendo a visibilidade para negros, mulheres e transgêneros. E tudo isso sem perder sua doçura, o encantamento presente em um tema constante em suas músicas: o amor. 

Para quem não viu, recentemente ela cantou um trecho da canção “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque no programa Amor & Sexo, de Fernanda Lima. E no meio da canção ela fez um discurso ma-ra-vi-lho-so contra o preconceito e a transfobia. Dá só uma olhada abaixo:

E a gente aqui do Pátio Hype não ia deixar passar a oportunidade de falar com alguém como ela, não é mesmo? Aproveitamos para conversar rapidamente com ela e saber um pouco mais de suas opiniões e o que esperar do show que vai rolar aqui na cidade. Confira logo abaixo:
Em tempos de luta por igualdade de gênero, combate à transfobia, à homofobia, como você enxerga a atual sociedade brasileira?
O Brasil é o país que mais mata trans, gays, lésbicas… no mundo! Enxergo um Brasil muito desigual ainda. A invisibilidade ainda é muito grande. Daí, a importância de a gente ocupar os lugares.

Como se identificar como trans não binário influenciou na sua arte?
De um ano pra cá, eu passei por um processo de transformação e de reconhecimento do meu corpo. Sou uma mulher trans, é a maneira como eu me reconheço. As nossas músicas, em sua maioria, são sobre amor. E é muito do que eu vivo ou vivi, mas é bonito quando vejo que as pessoas se apropriam das letras e levam para o contexto delas.


Você tem fortes posicionamentos político-ideológicos, mas sua música não é panfletária. Você prefere separar esses dois setores: criatividade e ideologia?
Só o fato de uma mulher negra trans subir ao palco já é bastante político. As músicas da banda falam de amor, muito do que vivi. É impossível desassociar uma coisa da outra.

Recentemente, aqui no Ceará, o caso da travesti Dandara chocou o Brasil com o vídeo dela sendo espancada sendo amplamente compartilhado nas redes sociais. Desculpe perguntar, mas como notícias como essa afetam a você?
Afetam bastante. Mesmo eu estando no posto de cantora, mesmo tendo fãs, eu não estou livre de sofrer preconceito. A vida da mulher negra é muito solitária, ninguém aborda isso. Quando vemos notícias como essas, vemos que ainda temos um longo caminho pela frente.


Na nova música popular brasileira, você é considerada uma potência, ao lado de nomes como Johnny Hooker, Filipe Catto e afins. Como você enxerga esse novo movimento musical?
Acho que é isso mesmo: um movimento. Tem muitos artistas, como a Mc Linn da Quebrada e As Bahias e a Cozinha Mineira, que atrelam a sua causa à sua arte. Não são lutas solitárias. É um grupo que tem estado junto. Dividido e trocado bastante. A gente quer que uma trans possa ser contratada como recepcionista, por exemplo, que ela possa ter um emprego “normal”. Sempre estão relacionadas à marginalidade, à prostituição. Isso precisa mudar.

O que podemos esperar do seu show em Fortaleza? Teremos novidades?
Uma noite de muita lacração, sem dúvida. Tem sido muito gostoso rodar o país com os Caramelows, mostrando o nosso Remonta.

Ai gente, é muita lacração na causa! Todo mundo, presença confirmada no show da Liniker neste sábado, sim ou com certeza?

Serviço
Liniker e os Caramelows
Data: 1º de abril de 2017
Local: Praça Verde do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)
Ingressos (1º lote): R$60 (inteira) e R$30 (meia)
Pontos de venda: Bilheteria na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Terça a domingo, das 14h às 20h (fechado às segundas e feriados) | Site BilheteriaVirtual.com
Formas de pagamento: Site: cartões de crédito Hipercard, Visa, Master e Diners | Pontos de vendas físicos: Dinheiro; Cartões de crédito MasterCard, Visa, Diners Club e Hipercard e Cartões de débito Visa Electron, MasterCard débito.
Outras informações: (85) 3033.1010

Fotos e vídeos: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter