Que tal uma IA que promete ajudar você a conversar com seu pet?

Curiosidades
conversar animais

Não interessa se é gato, cachorro ou calopsita: quem tem pet com certeza já se perguntou o que o animal estava pensando. Ou quis entender o que latidos, miados e outros sons dos bichinhos queriam dizer. Pois bem, tem uma IA chegando aí que promete ajudar você a conversar com os animais!

O nome por trás dessa tecnologia é ninguém menos do que a Baidu, uma gigante da comunicação chinesa que é uma espécie de “Google da China”. Ela está direcionando grandes esforços — e dinheiro — no desenvolvimento de uma inteligência artificial que seja capaz de decifrar sons que permita que os humanos possam entender e conversar com seus animais de estimação.

Como a Baidu quer conversar com os animais?

O projeto ainda está em fase de pesquisa, mas segundo o que a própria empresa disse à agência de notícias Reuters, o prognóstico é bom. A tal IA funcionaria de forma similar aos tradutores de idiomas, captando sons e movimentos dos animais e transformando-os em códigos. Cabe, então, à inteligência artificial cruzar as informações entre o comportamento de um animal em específico e os dados comportamentais em geral.

O objetivo dessa IA é não apenas interpretar os sons, mas a linguagem corporal dos pets como um todo. Ou seja, combinar latidos ou miados com movimento de caudas e do corpo além de sinais vitais para entender o que o bichinho está querendo. A ideia é, em seguida, desenvolver uma espécie de dicionário que traduza tais ações em frases como “Estou com fome”, “Quero brincar”, dentre outras.

conversar animais

Infelizmente, ainda não há uma data confirmada para o lançamento dessa ferramenta. No entanto, se a pesquisa for bem-sucedida, a relação entre humanos e seus bichinhos de estimação certamente ira para um novo nível.

Será que dessa vez vai ter como a gente conversar — ou pelo menos entender o que os animais estão falando?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter