Converse com os bebês

Comportamento|Crianças

Converse com seu bebê, descreva os acontecimentos e os objetos para ajudar no desenvolvimento da fala dele

bebe_nopatio

Se você conversa com seu filho, mostra os objetos, conta o que está acontecendo, ensina as cores e o nome das coisas, você está fazendo um grande benefício para o seu bebê. Um estudo realizado nos Estados Unidos chegou à conclusão de que bebês que conversam diretamente com os pais desenvolvem a habilidade de se comunicar mais rapidamente.

A pesquisa foi realizada com 29 crianças de 19 meses. Gravadores foram usados para registrar as conversas entre pais e filhos e os sons da casa. Após 5 meses, os bebês foram submetidos a um teste oral. As crianças que receberam estímulo por parte dos pais, desenvolveram um vocabulário bem maior que os bebês que não foram estimulados.

bebe2_nopatio

A pesquisa é pequena, mas comprovou que a interação com os bebês desde cedo é importante. Todo estímulo é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. O tom de voz e o timbre também fazem parte do estimulo. Eles chamam a atenção das crianças e algumas entonações podem deixa-las mais calmas.

Comece a estimular o bebê falando sobre o mundo a sua volta. Explique para ele o que está acontecendo, o que você está fazendo com ele. Ao sair para passear, mostre a ele tudo que está no ambiente. Aponte para que ele possa olhar e tomar forma dos objetos.

Não esconda suas emoções do seu filho, mesmo que você esteja triste ou estressada. Assim, ele aprende a entender mais sobre as emoções. Atente-se para dar um espaço para a criança pensar e conseguir se expressar sozinha. O silencio também é uma ótima forma de comunicação. A criança aprende a dizer ou demonstrar o que está sentindo e o que precisa.

bebe3_nopatio

Cantar também é um ótimo estímulo. Os sons, a rima e o ato de cantar transformam a fala em brincadeira, que comprovadamente ajuda o desenvolvimento da linguagem, além de facilitar o processo de alfabetização. Ler histórias ajuda no processo de imaginação das crianças. Comece com poesias, pois elas tem ritmos e sonoridades acentuadas.

Estimule as crianças corretamente. Não os imite falando as palavras erradas. Eles precisam aprender o certo desde sempre. Crianças aprendem brincando e com outras crianças. Permita momentos de interação com outras crianças.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter