Cooperativsmo na agricultura familiar é tema de Reportagem Especial na Assembleia

Acontece|Assembleia Legislativa|Atualidades

Nos últimos anos, com a crise mundial e o temor das pessoas com a oscilação do mercado financeiro, em todo o mundo o cooperativismo tem sido visto como um movimento que se fortalece por promover o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, gerando o bem estar social dos indivíduos e comunidades onde está presente. Dada a sua importância a Rádio FM Assembleia (96,7 MHz) apresenta, a partir desta segunda-feira (24), mais uma edição da Reportagem Especial com o tema “Do Campo à Mesa: Cooperativismo gera crescimento”. A série vai ao ar, no programa Narcélio Limaverde.

O ponto de partida da série de reportagens é a experiência dos municípios cearenses com a agricultura familiar e o cooperativismo. A produção aborda as conquistas e os desafios enfrentados em cooperativas da agricultura familiar nas cidades de Fortaleza, Senador Pompeu, Itatira, Maranguape e Maracanaú. A importância dos alimentos da agricultura familiar para garantir a qualidade dos produtos que consumimos também é tratada na série.

Saiba mais:

No Brasil, a primeira cooperativa foi criada em 1847, sob a liderança do Médico francês Jean Maurice Faivre que, à frente de um grupo de colonos europeus, constituiu a Fundação da Colônia Tereza Cristina, no Estado do Paraná, organização que serviu de referência para a criação de novas ações coletivas.

Desde a criação da primeira instituição cooperativista no País, o setor se desenvolveu e consolidou-se como uma alternativa igualitária e democrática.

Participam da produção da série de reportagens “Do Campo à Mesa: Cooperativismo gera crescimento” o deputado Moisés Braz (PT), o professor Olavo Colares, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, o presidente da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro, entre outros entrevistados.

A Reportagem Especial é uma produção de Fátima Abreu e Tarciana Campos, com edição de Nabucodonosor Queiroz, Jorge Luiz e direção de Ronaldo César. Após a apresentação, a série fica disponível no site da Assembleia Legislativa.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter