A Copa do Mundo FIFA 2014 é a 20ª edição de um dos maiores eventos esportivos do Mundo. Após 64 anos o Brasil volta a receber uma Copa, sendo a primeira em 1950. O campeonato começou a ser disputado no dia 12 de junho e terminará em 13 de julho, em 12 cidades-sede: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA). Esta é a quinta Copa do Mundo da FIFA realizada na América do Sul, depois que a Argentina sediou o torneio pela última vez no continente em 1978. O Brasil foi a última sede do torneio mundial escolhida através da política de rodízio de continentes, que foi iniciada a partir da escolha da África do Sul, em 2010.
As seleções de 31 países avançaram através de competições de qualificação, que começaram em junho de 2011, para participar com o Brasil, no torneio final. Um total de 64 partidas devem ser jogadas em estádios espalhados por todo o país; em estádios novos ou reconstruídos. Com o país anfitrião, todas as equipes campeãs do mundo desde a primeira Copa do Mundo, em 1930 (Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha) se qualificaram para o Mundial.
1930 – Copa do Mundo Fifa URUGUAI
1º – URUGUAI
2º – ARGENTINA
– Dois meses antes do início da primeira Copa, nenhum time europeu tinha confirmado a participação por causa da viagem de navio até o Uruguai, longa e cara. Apenas 13 países fizeram parte da primeira Copa do Mundo da FIFA.
1934 – Copa do Mundo Fifa ITÁLIA
1º – ITÁLIA
2º – CHECOSLOVÁQUIA
– Após o sucesso da Copa de 1930, muitos países se interessaram em participar da segunda edição do mundial. A seleção do México chegou a viajar até a Itália, mas com a entrada repentina dos EUA, teve que disputar a vaga com os estadunidenses, que frustraram a estreia dos mexicanos no Mundial.
1938 – Copa do Mundo Fifa FRANÇA
1º – ITÁLIA
2º – HUNGRIA
– Esse foi o último grande evento esportivo antes da Segunda Guerra Mundial, que começaria em 1939. Essa edição da Copa teve apenas 15 seleções participantes. Foi a estreia de um país da Ásia, as Índias Orientais Holandesas, hoje conhecido como Indonésia, que ficou em último lugar.
1950 – Copa do Mundo Fifa BRASIL
1º – URUGUAI
2º – BRASIL
– O Brasil foi o escolhido para ser o país anfitrião da 4ª Copa do Mundo da FIFA. Para isso, construiu o maior estádio de futebol do mundo na época, o Maracanã. Durante a guerra, por medo que fosse roubada, a taça Jules Rimet ficou escondida dentro de caixas de sapatos, debaixo da cama do vice-presidente da FIFA.
1954 – Copa do Mundo Fifa SUÍÇA
1º – ALEMANHA OCIDENTAL
2º – HUNGRIA
– A Alemanha venceu a 5ª edição da Copa do Mundo FIFA, mas extraoficialmente a seleção da Hungria foi considerada a melhor do mundo. Foi campeã olímpica em 1952, venceu 23 partidas e goleou a Inglaterra por 6 a 3, em 1953. Foi a Copa com maior média de gols: 5,4 por partida.
1958 – Copa do Mundo Fifa SUÉCIA
1º – BRASIL
2º – SUÉCIA
– A seleção brasileira enfrentou a seleção sueca fortalecida por jogadores profissionais, novidade na época, e acabou conquistando o Mundial pela primeira vez. Até o Rei da Suécia desceu ao gramado para parabenizar os brasileiros pela conquista.
1962 – Copa do Mundo Fifa CHILE
1º – BRASIL
2º – CHECOSLOVÁQUIA
– Em 1960, o Chile enfrentou o maior terremoto da sua história. Por pouco o país não sediou a sétima edição da Copa do Mundo FIFA, mas conseguiu resolver os problemas, dar volta por cima, sendo um excelente anfitrião e palco do bicampeonato brasileiro.
1966 – Copa do Mundo Fifa INGLATERRA
1º – INGLATERRA
2º – ALEMANHA OCIDENTAL
– Ano em que foi consagrado o país que inventou o futebol, a Inglaterra, que venceu pela primeira vez uma Copa. Durante o evento, a Taça Jules Rimet foi roubada enquanto estava em exposição. Dias depois, ela foi encontrada por Pickles, um simpático cachorro, abandonada no jardim de uma casa, em Londres.
1970 – Copa do Mundo Fifa MÉXICO
1º – BRASIL
2º – ITÁLIA
– A primeira Copa do Mundo da FIFA transmitida em cores para milhões de televisores do mundo só deixou mais bonito o tricampeonato do Brasil. A partir dessa Copa, foram permitidas substituições de jogadores. Antes, todos os atletas que entravam em campo tinham que ficar até o fim da partida, mesmo contundidos ou sem condições de jogar.
1974 – Copa do Mundo Fifa ALEMANHA OCIDENTAL
1º – ALEMANHA OCIDENTAL
2º – HOLANDA
– Pela primeira vez da história das Copas, a Inglaterra ficou fora pois não conseguiu a classificação. Os holandeses foram o destaque, e mesmo não sendo os campeões, exibiram um futebol de alto nível técnico e gracioso, recebendo o apelido de “Laranja Mecânica”, pela cor do uniforme.
1978 – Copa do Mundo Fifa ARGENTINA
1º – ARGENTINA
2º – HOLANDA
– Foi ainda durante a fase inicial do torneio que a Tunísia surpreendeu e derrotou o México por 3 a 1, tornando-se a primeira seleção africana a vencer uma partida da Copa, que teve o time da casa campeão.
1982 – Copa do Mundo Fifa ESPANHA
1º – ITÁLIA
2º – ALEMANHA OCIDENTAL
– Nesse ano, a Itália conquistou o título de tricampeã mundial sobre o time da Alemanha Ocidental. Foi uma Copa com muitas mudanças, como o fim das bolas de couro, e aumento do número de países participantes, de 16 para 24. Também em que um árbitro brasileiro apitou uma decisão.
1986 – Copa do Mundo Fifa MÉXICO
1º – ARGENTINA
2º – ALEMANHA
– O México foi o primeiro país a ser anfitrião pela segunda vez, escolhido porque a Colômbia desistiu de ser o país-sede. A seleção da Dinamarca foi destaque , com futebol forte e muito ofensivo, que deu origem ao apelido “Dinamáquina”. Mesmo assim, a Argentina conseguiu conquistar o bicampeonato.
1990 – Copa do Mundo Fifa ITÁLIA
1º – ALEMANHA OCIDENTAL
2º – ARGENTINA
– Essa Copa teve a menor média de gols, apenas 2,2 por jogo. Mas a falta de partida foi substituída por outras fortes emoções. A Costa Rica derrotou a Escócia e a Suécia. E a Irlanda conseguiu ficar entre as oito melhores do mundo em sua primeira participação na Copa do Mundo FIFA.
1994 – Copa do Mundo Fifa ESTADOS UNIDOS
1º – BRASIL
2º – ITÁLIA
– Foi uma Copa muito quente, chegando aos 46C durante o jogo entre Alemanha e Correia do Sul. Teve a maior audiência da história, com mais de 3,5 milhões de expectadores. E, pela primeira vez, a final foi decidida nos pênaltis, entre Brasil e Itália, com resultado de 3 a 2. garantindo o tetracampeonato para o Brasil.
1998 – Copa do Mundo Fifa FRANÇA
1º – FRANÇA
2º – BRASIL
– A pátria do criador da Copa do Mundo da FIFA, Jules Rimet, sediou o evento e também foi campeã mundial pela primeira vez. A Espanha gerou comoção ao perder para a Nigéria e ao empatar com o Paraguai, na primeira fase. E a seleção estreante da Croácia também espantou o mundo ao conquistar o primeiro lugar.
2002 – Copa do Mundo Fifa CORREIA DO SUL/JAPÃO
1º – BRASIL
2º – ALEMANHA
– Pela primeira vez uma Copa realizada na Ásia, e com dois países-sede: Correia do Sul e Japão. A Correia do Sul foi o primeiro país asiático a ficar entre as quatro melhores do mundo. E o Brasil venceu as sete partidas, sendo a quarta seleção a ter 100% de aproveitamento em uma Copa.
2006 – Copa do Mundo Fifa ALEMANHA
1º – ITÁLIA
2º – FRANÇA
– A Itália foi campeã foi a grande campeã com um time muito coeso. Dos 23 jogadores que foram até a Alemanha, 21 entraram em campo e 10 marcaram gols. Levou apenas 2 gols em todo o torneio, um deles por pênalti e, o outro, gol-contra. Em contrapartida, foi uma edição em que sete jogos terminaram sem jogos.
2010 – Copa do Mundo Fifa ÁFRICA DO SUL
1º – ESPANHA
2º – HOLANDA
– Fato inédito, a Copa do Mundo da FIFA aconteceu no continente africano e consagrou a Espanha como o oitavo país campeão mundial. E, pela terceira vez na história das Copas, a seleção da Holanda perdeu uma final.
2014 – Copa do Mundo Fifa BRASIL
– O Brasil é país-sede da Copa do Mundo da FIFA pela segunda vez, após 64 anos. O Mundial conta com 12 cidades-sede Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).
Fotos: Reprodução