
Qual a sua cor favorita? Rosa? Preto? Azul? Sabia que, dependendo de qual você mais goste, ela pode ter alguma curiosidade bem bizarra escondida? Afinal, você já parou para pensar de onde vêm os pigmentos que dão vida a essas cores? Prepare-se para uma viagem surpreendente e até esquisita pelas origens de algumas cores curiosas, que vão te deixar de queixo caído!
Amarelo Indiano: a origem inusitada de um pigmento exótico

O amarelo indiano, também conhecido como “peegul”, era um pigmento vibrante e luminoso muito utilizado na pintura e tingimento de tecidos. Sua origem, no entanto, era um tanto quanto peculiar. O pigmento era feito a partir da urina de vacas alimentadas com folhas de manga! Apesar de parecer estranho, os indianos consideravam esse processo uma forma de “ordenha” das vacas, já que elas não sofriam nenhum dano. Por sorte, desde o século passado que não se utiliza mais essa forma para obter o pigmento. Eca!
O Marrom Múmia mostra que as cores curiosas também podem ser macabras

O marrom múmia era um pigmento marrom terroso utilizado por artistas e artesãos durante séculos. Sua origem, no entanto, era macabra. Como o nome sugere, este tom vinha de múmias humanas e animais, que eram moídas e transformadas em pó. Apesar de parecer bizarro, o marrom múmia era raro, apesar de ser um pigmento de alta qualidade, com tons ricos e duráveis. Porém, caiu em desuso porque, bem, as múmias começaram a acabar…
Púrpura Tíria e a extrema e rara beleza de uma cor

O Púrpura Tíria, um tom de roxo intenso e luxuoso, era uma cor muito valorizada na antiguidade. Sua origem era surpreendente: o pigmento vinha das glândulas de caracóis marinhos. Para produzir apenas uma pequena quantidade do pigmento Púrpura Tíria, eram necessários milhares de moluscos — o que tornava essa cor extremamente cara e exclusiva. Assim, essa cor era tão valiosa que se tornou um símbolo de poder e riqueza, sendo utilizada somente por cardeais, reis e imperadores. Mas, o mais curioso é que o processo de fabricação do tom se perdeu e, hoje em dia, não se sabe mais como o produzir.
Vermelho: uma das cores primárias e curiosas

Associado a diversas coisas, como paixão, guerra, raiva e até mesmo o sangue, o vermelho, uma das cores primárias, tem uma história rica e para lá de curiosa. Sabia que a palavra “vermelho” vem de Verme? Isso porque, antigamente, alguns pigmentos vermelhos vinham de insetos esmagados, como a cochonilha, um pequeno besouro que infesta plantas. Aliás, antigamente não. Se você ler nas embalagens de biscoitos e outros doces coloridos artificialmente e, neles, estiver listado o “vermelho cochonilha” ou “carmim cochonilha”, já sabe que a cor veio de insetos esmagados. Isso porque ainda hoje esse processo é amplamente utilizado na indústria de corantes.
Verde Scheele: Tão bonito quanto mortal

O verde Scheele, um tom de verde intenso e brilhante, foi descoberto pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele no século XVIII. Apesar de sua beleza, esse pigmento tinha um segredo sombrio: era feito com arsênico, um elemento altamente tóxico. O verde Scheele era tão perigoso que chegou a causar intoxicações e mortes, especialmente em crianças que brincavam com objetos pintados com essa cor. No entanto, antes que esse “detalhe” fosse descoberto, vários tecidos, roupas e outros objetos foram pintados com esse pigmento. Imagine, então, quanta gente não morreu envenenada pela própria vestimenta?
Mas gente, quem diria que a gente poderia estar comendo inseto vermelho sem nem saber? E você, utilizaria o Marrom Múmia?
Fotos: Reprodução