Ganhar disposição, perder peso ou superar os próprios limites? Quais seus motivos? Encontre o seu!
Há quem corra para ter mais disposição, para perder peso, ultrapassar os amigos e para superar os limites. Cada um tem um motivo em especial. Conheça os benefícios da corrida para descobrir qual o seu motivo e fique bem com o corpo, mente e o bem-estar. Para conseguir os resultados que você quer, é preciso regularidade e moderação.
Por saúde
Alguns dias de corrida leve e seu corpo já começa a se transformar. A corrida estimula o aumento da cavidade do coração e o volume do sangue, além de dilatar as artérias para intensificar a oxigenação durante o exercício. A corrida leve a moderada é capaz de ajudar a manter a pressão arterial equilibrada mesmo horas depois do exercício.
O impacto da corrida estimula a absorção de cálcio, aumentando sua densidade e resistência. Para as mulheres, a corrida é ainda mais importante depois da menopausa, pois diminuem as chances de desenvolverem osteoporose. O importante é não se exceder para evitar fraturas por estresse.
Para perder peso
Cerca de 450 calorias são queimadas a cada hora de corrida por um indivíduo de 70 kg. Portanto, a corrida é uma das atividades aeróbicas que mais ajudam a crescer. Quem quer perder peso, deve fazer no mínimo 45 minutos de corrida. Os iniciantes devem alternar com caminhada.
Quem pretende apenas definir os músculos, de 20 a 40 minutos é suficiente. O aumento da circulação sanguínea promovido pela corrida aumenta também a nutrição e oxigenação das células e tecidos. A pele fica mais rosada e viçosa e fios mais fortes e brilhantes.
Pelo bem-estar
A corrida aumenta a disposição para atividades do dia a dia, inclusive o sexo. Corre ajuda a manter o desejo vivo e reduzir o estresse e a ansiedade. Também aumenta os níveis de dopamina, substância responsável pelo prazer e por elevar a testosterona, hormônio do desejo sexual. Pode ser um bom momento para estreitar laços. Algumas empresas já usam a corrida para estimular o relacionamento entre seus funcionários de diferentes hierarquias.
O mais importante para um treino esportivo é o planejamento de metas e objetivos, pois mantem o atleta motivado tanto na superação e quanto na controle da evolução. Isso pode também ser incorporado à vida diária, sobretudo na vida profissional. O atleta, no entanto, deve começar com metas a curto prazo para não se frustrar com a falta de resultados.
Fotos: Reprodução