Leve, versátil cremoso e bastante saboroso! É assim que podemos começar a definir o cream cheese, tipo de queijo que vem ficando cada vez mais popular na mesa dos brasileiros. Já sabemos que ele é o ingrediente fundamental para fazer o cheesecake, a torta de queijo mais amada dos Estados Unidos e que ganhou nossos corações, no entanto, seu poder de sedução não para aí.
Além de delicioso, a funcionalidade do cream cheese é incrível: ele serve para receitas do café da manhã, almoço, jantar e até sobremesa! E já que o queijo cremoso pode dar um toque especial a diversos tipos de sobremesas e deixar doces ainda mais tentadores, o Pátio Hype separou cinco sobremesas irresistíveis que levam o toque especial do cream cheese.
SORVETE CREAM CHEESE
Ingredientes:
– ½ xícara (chá) de açúcar;
– ¼ xícara (chá) de castanha-do-Pará picada;
– ½ colher (sopa) de leite em pó ;
– 2 xícaras (chá) de cream cheese;
– 1 xícara (chá) de creme de leite fresco;
– ½ xícara (chá) de açúcar.
Modo de preparo:
Coloque em uma panela ½ xícara (chá) de açúcar e leve ao fogo médio até derreter. Retire do fogo, adicione a castanha-do-Pará picada e misture bem. Em seguida, despeje a mistura em uma superfície de mármore untada com bastante manteiga, espalhe com uma colher de pau e deixe esfriar até ficar um caramelo duro.
DICA: despeje este caramelo quente no fundo de uma panela untada com manteiga e bem gelada. Desse modo o caramelo vai se desprender facilmente.
Com uma espátula retire o caramelo duro do mármore, coloque em um saco plástico e com o auxílio de um martelo, bata no saquinho quebrando o caramelo em pedacinhos. Adicione (dentro do saco plástico) o leite em pó e sacuda o saco misturando bem. Reserve.
Em uma batedeira coloque o cream cheese, o creme de leite fresco, a outra ½ xícara de açúcar e bata bem, até formar um creme espesso. Desligue a batedeira, adicione os pedacinhos de caramelo e misture com uma colher.
Transfira o creme para copinhos de café, coloque um palito de picolé no centro de cada copinho e leve ao freezer por cerca de duas horas. Retire do freezer, desenforme e sirva.
TORTA DE MAÇÃ COM CREAM CHEESE
Ingredientes:
– 250g de massa folhada refrigerada;
– 150g de cream cheese;
– 1/2 xícara de creme de leite;
– 50g de açúcar branco;
– 4 maçãs descascadas e fatiadas;
– 4 colheres (sopa) de manteiga;
– 6 colheres (sopa) de açúcar;
– 1 colher (chá) de canela em pó;
– 1/4 xícara de água;
– 1 colher (chá) de amido de milho;
– ½ xicara de uvas passas brancas.
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Em seguida, derreta a manteiga em uma frigideira e adicione as maçãs e cozinhe por cerca de cinco minutos. Adicione o açúcar e a canela e cozinhe por mais dois minutos. Acrescente a água, o amido de milho (dissolvido em um pouquinho de água fria) e por fim as uvas passas. Mexa por cinco minutos e deixe esfriar.
Depois, coloque a massa em uma forma redonda, faça pequenos furinhos com um garfo e deixe assar por 20 minutos ou até que fique ligeiramente dourada. Bata o cream cheese com o açúcar e o creme de leite e coloque-o sobre a massa folhada assada e fria. Para finalizar, coloque as fatias de maçã sobre o cream cheese e pressione levemente. Sirva a torta gelada.
TORTA HOLANDESA LIGHT DE FRUTAS VERMELHAS
Ingredientes:
→ Biscoitos
– 6 colheres (sopa) de margarina sem sal;
– 12g de adoçante culinário em pó;
– 2 ovos;
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo tradicional;
– 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó;
– 1 colher (café) de bicarbonato de amônia;
– 1 colher (chá) de essência de baunilha;
– ½ xícara (chá) de chocolate diet branco picado para banhar.
→ Creme holandês
– 1 xícara (chá) de chocolate branco picado;
– 1 caixinha de creme de leite;
– 1 pote de cream cheese light;
– 6g de adoçante culinário em pó;
– 3 claras em neve.
– Geleia de frutas vermelhas
– 200g de polpa congelada de frutas vermelhas;
– ½ caixa de morangos frescos picados;
– 1 envelope de gelatina diet sabor frutas vermelhas;
– 2/3 xícara (chá) de água quente;
– 10g de adoçante.
→ Decoração
– Frutas vermelhas frescas a gosto.
Modo de preparo:
→ Biscoito
Misture o adoçante e a margarina em uma vasilha. Junte os ovos, um a um, a essência de baunilha, a farinha de trigo tradicional e misture até desgrudar das mãos. Adicione o fermento, o bicarbonato e torne a misturar. Retire da vasilha, coloque a massa entre dois plásticos e, com a ajuda de um rolo, abra a massa com 2mm de espessura.
Em seguida, corte a massa com um molde redondo, com 5cm de diâmetro. Coloque os biscoitos em fôrma retangular forrada com papel-manteiga e leve para assar, em forno preaquecido, à temperatura de 170°C por aproximadamente 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Passe pelo chocolate derretido e deixe secar.
→ Creme holandês
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Aqueça o creme de leite sem deixar ferver. Retire do fogo, adicione o chocolate, o cream cheese, o adoçante e misture até obter um creme bem homogêneo. Acrescente as claras em neve, misture e reserve.
→ Geleia de frutas vermelhas
Dissolva a gelatina na água quente e reserve. Cozinhe os demais ingredientes em fogo baixo, até que reduza à metade. Adicione a gelatina reservada, misture bem e leve à geladeira até que esfrie e tome consistência de geleia. Coloque a geleia em uma manga de confeiteiro, com bico liso e reserve.
→ Montagem
Coloque uma fita de acetato em um aro ou fôrma com fundo falso. Acomode nove bolachas na lateral, com o chocolate para fora. Forre o fundo com bolachas restantes, adicione o creme holandês e, com o bico, injete a geleia de forma espaçada. Leve à geladeira por cerca de duas horas. Cubra com um pouco de geleia e frutas vermelhas frescas a gosto.
Devido a correria do dia a dia, atualmente as pessoas se dedicam muito pouco à cozinha. Percebendo isso, a indústria alimentícia desenvolveu inúmeros produtos para os “preguiçosos e sem-tempo”. São purês instantâneos, cortes de carnes temperados e pré-cozidos, massas que só precisam ser aquecidas… Claro que não existe nenhum problema em aderir a essas “facilidades da vida moderna” de vez em quando, mas vamos ser sinceras: não existe coisa melhor que o sabor da comidinha caseira, não é mesmo?
E agora que você aprendeu essas receitas de sobremesas irresistíveis com cream cheese, nada de ficar só no sorvete de casquinha ou gelatina na hora da sobremesa.
Fotos: Reprodução