Cresce o número de apreensões de armas no Ceará

Acontece

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), as apreensões de armas de fogo no estado cresceram 78% em oito anos. Em 2003, foram apreendidas, 2.808 armas. Em 2011, um recorde de apreensões:  4.995 armas deixaram de circular nas ruas, o que gerou um aumento de 32,85%, se comparado ao número de armas apreendidas em 2010. Os dados mais significativos são referentes ao interior. Em 2010 tinham sido retiradas das ruas 1.190 armas, já em 2011 foram 2.083 armas apreendidas, um aumento de 75%. “Cada arma que se tira de circulação, é um risco a menos para o cidadão”, diz o titular da SSPDS, Francisco Bezerra.

Francisco Bezerra avalia os números positivos e crescentes, como fruto do trabalho da Polícia, o que conta como principal fator para a redução de homicídios em 2011. Bezerra ainda ressalta que a maior parte das apreensões se deu em abordagens policiais a pessoas suspeitas, traficantes de drogas e quadrilhas de assaltantes de bancos. “Tráfico de armas, propriamente dito, não tivemos nenhum caso. Não foi identificado armas chegando em um montante só. Normalmente, as apreensões são feitas em pequenas quantidades”, diz o secretário.

Para Leonardo Sá, coordenador do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC), os dados das preensões são importantes,  mas ele diz que o foco das ações de apreensões deveria ser em descobrir quem são os médios e grandes comerciantes de armas ilegais. O professor fala de alguns casos, em que há o envolvimento de policiais com o comércio ilegal de armas. “Comprar arma ilegal no Ceará é muito fácil. Inclusive armas novas, potentes, com maior poder de destruição”. É bom salientar também, que além da ação da polícia, outras iniciativas estão fazendo com que o número de armas de fogo diminua nas ruas. Entre elas a Campanha Nacional do Desarmamento. Confira um dos vídeos de promoção da Campanha.

[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=DsUB3G8Fq_o[/youtube]

 

Serviço / Saiba onde entregar sua arma:
Em Fortaleza
PM – 5º Batalhão de Polícia Militar – Fortaleza, Rua: Antonio Pompeu, 555, Centro, Fortaleza, CE
PC – Divisão de Homicídios, Rua Juvenal de Carvalho, 1125, Fatima, Fortaleza, CE
PC – Delegacia Geral, Rua do Rosário, 199, Centro, Fortaleza, CE
PM – Comando Geral da Policia Militar – QCG, Av Aguanambi, 2280, Fátima, Fortaleza, CE
PM – Batalhão de Policiamento Comunitário – BPCOM, Av Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo, Fortaleza, CE
PM – 6º Batalhão de Policia Militar – Conjunto Esperança, Av Penetração Oeste, 1020, Conjunto Esperança, Fortaleza, CE
PF – Superintendência Regional – Ceará (SR/DPF/CE) – Fortaleza
PRF – Superintendência PRF no Ceará – Fortaleza

Em outras cidades do Estado.

 

Foto e vídeo: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter