5 sites para aprender algo durante a quarentena
29 de abril de 2020
Reality shows na Amazon para superar o vazio deixado pelo BBB
30 de abril de 2020

Criança Sorridente – Bebê Clínica: Projeto da Prefeitura de Fortaleza cuida da saúde bucal de bebês e orienta famílias na capital cearense!

Saúde bucal em dia, criança saudável e sorridentes, famílias mais seguras e felizes! A atenção aos dentinhos é fundamental desde o início do processo da dentição em bebês, mas muitas vezes acaba ficando em segundo plano, o que pode trazer problemas e complicações futuras. De olho nesta questão, a Prefeitura de Fortaleza desenvolveu o Projeto Criança Sorridente – Bebê Clínica!

O projeto oferece tratamento, prevenção e conscientização e tem trazido muitos benefícios a crianças de toda a capital cearense. Quer saber mais? Vem conhecer tudo sobre o projeto em mais uma matéria especial aqui no Patio Hype!

Projeto Criança Sorridente – Bebê Clínica

O Projeto inovador da Prefeitura de Fortaleza foi criado em 2017 e oferece consultas odontológicas de prevenção a bebês até 2 anos, além de ensinar aos pais e responsáveis a importância de cuidar da saúde bucal dos pequenos. O projeto é parte do #Fortalezacidadeamigadacriança e tem como objetivo principal garantir uma vida melhor e com mais saúde para quem precisa.

As crianças atendidas pelo projeto recebem acompanhamento até os 6 anos de idade e para participar do programa e receber atendimento é o encaminhamento da criança por um profissional de um Posto de Saúde.

Como funciona?

O objetivo do serviço da Bebê Clínica é atender bebês de 0 a 3 anos, proporcionando informações de promoção e prevenção em saúde bucal. O público alvo são os bebês residentes em áreas descobertas de equipes de saúde bucal.

As crianças devem ser encaminhadas pelas Unidades de Atenção Primária à Saúde de forma precoce, logo após o nascimento do bebê e o encaminhamento pode ser feito nos 113 postos de saúde por qualquer profissional (enfermeiro, médico ou dentista) da Rede Municipal de Saúde.

Existem, além dos tratamentos e prevenções oferecidos, trabalhos e oficinas com grupos de gestantes para orientar as mães sobre os cuidados com sua própria saúde bucal e a do bebê, além de fazer a captação precoce das crianças que possam vir a necessitar dos tratamentos.

Durante os eventos e encontros, são trabalhadas temáticas diversas como amamentação, cuidados com a higiene oral e hábitos bucais deletérios.


Experiência

Quem já passou pelo encaminhamento e teve seu filho ou filha atendido pelos profissionais da Bebê Clínica relata uma experiência muito válida. Este é o caso da Isabel Cristina, mãe do pequeno Yan Jonathan, de um ano e meio!

Atendido no posto de saúde do bairro Genibaú, na Regional V, Yan encaminhado para a Bebê Clínica pela enfermeira do posto. A mãe deu seu depoimento, declarando que o atendimento foi muito importante para diminuir as preocupações em relação ao crescimento dos dentes: “Ele já estava com um ano e três meses e não tinha nascido nenhum dente. Quando eu vim, a doutora disse que eu não precisava me preocupar e que já tinham alguns dentinhos prontos pra sair.”

Ainda segundo Isabel Cristina, o nascimento dos dentes de leite do pequeno traz uma mudança em relação à alimentação e aos cuidados que os pais devem ter e isto tudo foi informado a ela através do projeto Criança Sorridente, na Bebê Clínica.

 “Os retornos são de três em três meses até os seis anos de idade, que é quando acontece a troca de dentes e eles já podem ser atendidos nos postos. Isso é bom também para os dentistas da rede, que já recebem uma criança com uma rotina bucal correta”, afirma a dentista e coordenadora do serviço, Dra. Fabíola Diogo.

Durante a consulta, além de verificar a dentição dos bebês e aplicar o flúor próprio para crianças, a equipe também conversa com os pais sobre alimentação, hábitos de higiene bucal e amamentação, aconselhando e ensinando como evitar cáries e outros problemas dentais. “A criança que tem dentes de leite saudáveis dificilmente terá cárie na vida adulta, porque ela já sabe se cuidar. É o que orientamos aqui, dos pais cuidarem dos filhos e dos filhos terem um autocuidado”, conta a dentista.

Focado na orientação, o serviço não recebe crianças que já possuam cáries. Apesar disso, se houver algum problema bucal depois do início do acompanhamento, alguns procedimentos podem ser realizados. No caso de Ana Cecília, de um ano e 11 meses, uma frenectomia foi realizada, procedimento para retirar o tecido que deixa a língua da criança “presa”. Em sua terceira consulta, a mãe da criança, Ana Lúcia Castro, afirma que o acompanhamento foi muito importante para Cecília. Agora, na hora do banho, a bebê já começa a tentar escovar seus dentes de leite.

Criança Sorridente – Clínica Bebê em Números

Criação: Dezembro de 2017

Clínicas: 1 ( Regional III – Posto de Saúde Anastácio Magalhães (Rua Delmiro de Farias 1679 – Rodolfo Teófilo)

Atendimentos: 2.000 crianças desde o início do projeto em 2018.

Mais informações

O Projeto Criança Sorridente – Bebê Clínica é coordenado e gerenciado pela Secretaria de Saúde de Fortaleza e os atendimentos são todos feitos com a utilização da estrutura  da  Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Anastácio Magalhães, que fica localizada na Regional III.

O Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h as 12h, mediante encaminhamento. Os interessados em saber mais sobre o projeto e sobre os encaminhamentos podem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Saúde de Fortaleza através de e-mail (clique aqui) ou telefone.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *