
Reviver os tempos de criança é bom demais não é? Até porque, com o passar do tempo, os costumes e as brincadeiras vão mudando. Pensando nisso, o Pátio Hype preparou essa matéria para você com 5 brincadeiras antigas que não deveriam deixar de existir. Confere aí!
Antes de mais nada, em tempos de pandemia, é preciso pensar em maneiras de divertir as crianças. Isso porque, é muito natural que as crianças tenham mais tempo livre do que o normal. Nesse sentido, é muito importante não deixar que elas utilizem essas horas extras apenas na frente das telinhas.

1 – Pega-pega
Com muita correria e diversão, essa brincadeira funciona com um grupo de três para cima. Basta escolher quem vai ser o pegador e quem precisa fugir. Além disso, o jogo possui infinitas variações, mas a mais comum é que, quando uma criança é pega, ela troca de lugar no jogo e passa a ser responsável por pegar os outros.

2 – Bobinho
Três crianças e uma bola são suficientes para garantir horas de diversão e boas risadas brincando de bobinho. Funciona assim: Duas das crianças ficam jogando a bola entre si, enquanto uma terceira é o “bobinho”. Este fica no meio da brincadeira tentando roubar a bola dos outros.

3 – Amarelinha
Essa brincadeira clássica remete a várias gerações atrás. Atualmente, a brincadeira está um pouco esquecida, no entanto é uma ótima opção para fazer um exercício leve e auxiliar no desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora dos pequenos.
Basta desenhar o circuito da amarelinha no chão, em giz. A brincadeira é simples: cada jogador joga uma pedrinha em uma das casas, pisando com uma perna só nas casas sozinhas e com as duas pernas nas casas duplas. Ganha quem pular todas as casas primeiro, sem pisar nas linhas do jogo ou na casa em que está a pedrinha.

4 – Forca
Estimulando muito a criatividade, inteligência e raciocínio lógico dos pequenos, a forca não precisa de quase nada para ser feita, basta apenas um pedaço de papel, lápis ou caneta
Primeiramente, a criança escolhe uma palavra e a representa no papel apenas com risquinhos correspondentes a cada letra. Depois disso, os outros jogadores devem tentar adivinhar a palavra chutando uma letra por vez. Vale lembrar, que a cada erro, um pedaço do boneco aparece na forca até ser totalmente completo ou a palavra ser descoberta.

5 – Esconde-esconde
Precisando apenas de espaço e de crianças, o esconde-esconde ou pique-esconde é uma brincadeira super divertida que vai garantir boas gargalhadas da criançada.
Funciona assim: o escolhido por procurar fica virado para uma parede, de olhos fechados e começa a contar, em voz alta, de um a trinta. Nesse meio tempo, os outros participantes correm para se esconder, passados os 30 segundos, o jogador responsável começa a procurar e toda vez que achar alguém ele deve correr, encostar na parede e gritar o nome da pessoa que foi achada.
E aí, curtiu? Viu só como é possível passar o tempo longe das telinhas relembrando brincadeiras antigas? Conta para a gente o que achou e comenta aqui embaixo que outras brincadeiras você gostaria de ver aqui. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!
Fotos: Reprodução