Lista das empresas mais reclamadas em 2014 é divulgada
31 de março de 2015
Dica do dia – Ovo Rocher da Sucré Patisserie
31 de março de 2015

Quando olhamos nossos filhos ao nascer, observamos e tocamos aquelas mãozinhas delicadas e minúsculas e tudo que podemos pensar é que eles são mesmo umas fofuras, não é mesmo? Mas estudos recentes comprovaram que as mãos das crianças podem indicar muito mais. Um dos fatores que pode ser indicativo da inteligencia da criança, por exemplo, é se as mãos dela são simétricas ou não. Como assim? Calma, a gente explica!

Uma pesquisa realizada recentemente por cientistas da Universidade de Edimburgo (Escócia) constatou que crianças com pares de mãos simétricas tendem a apresentar um raciocínio mais acelerados do que as crianças que não possuem mãos tão simétricas. Estas crianças apresentaram resultados melhores em testes mentais e de reação, mesmo levando-se em conta a diferença de sexo e idade das crianças analisadas!

A nova descoberta sugere a existência de uma ligação importante entre a simetria corporal e performance do cérebro. Os estudiosos também afirmam que essa ligação começaa acontecer logo após o nascimento e durante os primeiros meses de vida dos bebês. Pesquisas anteriores foram tomadas como base para o atual estudo, já que constataram que homens com rostos mais simétricos apresentam uma probabilidade menor de declínio mental conforme envelhecem.

Segundo o professo Ian Deary, diretor do Centro de Desenvolvimento e Epidemologia Cognitiva da Universidade de Edimburgo: “A conecção entre simetria física e o tempo de reação pode ser uma pista importante para determinar fatores relacionados ao bem estar e à saúde durante a vida de um ser humano”. Ele declarou ainda que esta descoberta recente pode iluminar algumas dúvidas sobre como funciona o desenvolvimento do corpo e da mente e a relação entre eles, da primeira infância até a velhice.

mãos simétricas nopatio2

Durante o estudo, foram analisadas 856 crianças com idades entre 4 e 15 anos, cuja simetria das mãos foi medida com a ajuda de um scanner digital. Já os tempos de reação das crianças analisadas foi medido por meio de testes computadorizados, como informou o Diário de psicologia do Desenvolvimento. Os pesquisadores envolvidos no estudo acreditam que a simetria corporal pode ser um sinal de “aptidão biológica” e que ela pode estar diretamente ligada a saúde e a múltiplas facetas do bem estar humano!

 Segundo o Dr. David Hope, do Centro de Educação Médica da Universidade de Edimburgo, “esta descoberta liga habilidade cognitiva e saúde em uma idade muito jovem – antes mesmo da idade escolar, as ações físicas estão conectadas com o corpo e após isto refletem nas funções mentais”.

É…Pelo visto está na hora de ver os nossos pequenos gênios e suas mãozinhas com outros olhos! E você? O que acha da pesquisa? Conta pra gente nos comentários!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *