A música sempre foi uma importante forma de representar a identidade de uma época. Seja qual for o período histórico de uma sociedade, podemos captar diversos aspectos importantes de sua cultura através de sua música. E várias crianças de escolas públicas de Fortaleza, através da Fundação Raimundo Fagner, tiveram a oportunidade não de apenas conhecer, mas também interpretar um dos períodos de maior efervescência cultural europeia. Estamos falando do Renascentismo.
Por intermédio do concerto Renascimento: cantando histórias entre mitos e paixões, a plateia poderá desfrutar de uma primorosa releitura da Renascença. O espetáculo é composto por 65 crianças, entre 6 e 13 anos de idade, oriundas, na sua maioria, das escolas públicas de Fortaleza.
O concerto renascentista da Fundação Social Raimundo Fagner apresenta 13 peças. Ele ressalta acontecimentos, no âmbito das artes, do período, colocando em evidência a música sacra para coro, música instrumental e o cânone.
O recital traz consigo histórias, com base nas peças Greensleaves, de autor desconhecido, Romeu e Julieta, de Lindemberg Monroe; Lamento d’amore, de Johnson Rocha. Também será apresentada Orfeu, contada a partir da Toccat e do Prologo da Ópera L’Orfeu, de Claudio Monteverdi.
Por fim, a peça Venid a suspirar al verde prado, do Cancioneiro de Belém, retratando sobre o Brasil renascentista. As encenações lúdicas são feitas por crianças, que, através da Instituição, puderam desfrutar da história da música erudita. A ideia é passar para o público as características marcantes do Renascimento incluindo não só a música, mas todas as artes do período.
As obras foram adaptadas pelo maestro Eduardo Saboya, músico pós graduado em Arte e Educação para o ensino da música. O maestro conta com experiência nas práticas de regência, canto coral, técnica vocal, flauta doce, violão, percussão e musicalização infantil.
Para o maestro, todas as etapas aplicadas foram fundamentais para a realização do concerto. Desde o primeiro dia letivo deste, ano os educadores se envolveram para ensinar sobre essa época aos alunos. O resultado foi a formação do recital, que saiu da sala de aula para apresentação em espaços públicos culturais da cidade.
O concerto foi apresentado no Foyer do Theatro José de Alencar, e recebido com sucesso. No dia 29, às 18h, acontece seu encerramento, no Cuca Mondubim.
Serviço
Renascimento: cantando histórias entre mitos e paixões
Data: 29 de novembro
Local: Cuca Mondubim
Horário: 18h
Gratuito
Fotos: Reprodução/Johnson Rocha