Nos períodos escolares é normal os pais buscarem sempre informar-se sobre o desempenho de seus filhos como alunos. Por isso, é preciso também atentar-se sobre um problema que pode afetar o rendimento da criança na escola e na vida pessoal: as doenças oftalmológicas. Para se ter uma ideia, a estimativa do Ministério da Saúde é que uma a cada vinte crianças em idade escolar apresenta algum problema de visão.
E para as famílias em situação de vulnerabilidade social, que não têm dinheiro para pagar pela armação e lentes, as Óticas Diniz, com apoio da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza de Sobral (Seds), irão realizar na próxima quarta (17) e sexta-feira (19), a primeira etapa do projeto “Diniz Social”.
Em Sobral, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Mimi Marinho foi o escolhido para a implantação do projeto que espera atender no mínimo 50 crianças, com idade entre 6 e 12 anos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
De acordo com os diretores das Óticas Diniz no município, Alan Dantas e Lívia Costa, a intenção é realizar esse projeto em todos os Cras, mas antes eles desejam avaliar como se dá esta primeira edição. “Este mês foi escolhido por coincidir com o início do período letivo, para que estas crianças não tenham nenhum prejuízo escolar”, afirmaram os diretores.
No primeiro momento será feita a triagem das crianças através de teste de acuidade visual. Após os exames, as crianças poderão escolher o óculos que melhor se adapte a cada. Está programada para o dia 27 de fevereiro a finalização do projeto com a entrega dos óculos em uma manhã de lazer com equipes de recreação, contadores de história, entre outras atrações.
Serviço:
Testes de acuidade visual
Local – Cras Mimi Marinho
Data: quarta-feira (17) às oito horas e sexta-feira (19) às 14 horas.
Fotos: Reprodução.