Na era digital em que vivemos a tecnologia dos videogames, jogos em celulares e desenhos animados na TV prendem a atenção das crianças pela vivacidade das cores e interatividade que proporcionam. Normal, afinal, as famílias que vivem em grandes centros urbanos, muitas vezes, privam suas crianças do contato com a natureza, que faz tão bem ao desenvolvimento dos pequenos.
Não é preciso mencionar que essa relação entre crianças e natureza trará muitos benefícios, pois as atividades que podem ser desenvolvidas no campo, estimulam a independência e a criatividade muito mais do que em qualquer outro lugar, além de, claro, poder se respirar ar puro sem a agitação e os poluentes comuns nas cidades grandes.Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade do Utah e da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, aponta que o contato humano com a natureza é produtivo e pode aumentar a criatividade em até 50%. “Enterrar-se em frente a um computador 24 horas por dia, sete dias por semana, tem custos que podem ser remediados com um passeio na natureza. Isto mostra que a interação com a natureza tem benefícios reais e mensuráveis para a resolução criativa de problemas que ainda não tinham sido demonstrados”, afirmou um dos autores da pesquisas.
Um documento divulgado pela Children & Nature Network em 2009, mostra pesquisas do mundo que revelam dados como a diminuição do tempo que as crianças brincam fora de casa e o aumento do tempo dedicado às mídias eletrônicas. Dentre os estudos acerca da relação crianças e natureza, um deles aponta o Brasil entre os três países cujas as crianças exploram a natureza com menos frequência. O documento também traz os benefícios das experiências com a natureza em que as crianças têm a oportunidade de serem livres e brincarem com materiais não estruturados.
Os benefícios de estimular essa interação das crianças e natureza são imensos, pois os pequenos desenvolvem-se psicológica, cognitiva e criativamente, além de tornarem-se espertas, resolverem problemas com facilidade e serem mais cooperativas, felizes e saudáveis. Mas atenção, crianças devem ter contato com a natureza desde que aprendam a importância de se lavar as mãos após essas atividades, antes de comer, após usar o banheiro, quando chegar em casa.
Fotos: Reprodução.