Ranking do Spotify revela o gosto musical do brasileiro
5 de setembro de 2017
Os melhores memes do anúncio da gravidez de Kate Middleton
5 de setembro de 2017

Crianças Entediadas? Saiba a opinião dos especialistas!

Mesmo com os filhotes de férias, os pais tentam preencher o tempo dos pequenos com várias atividades. O motivo? De acordo com alguns pais, a razão para essa decisão é para evitar o tédio ou que seus filhos se mantenham sem fazer atividade alguma.

Na concepção de muitas mamães e papais, o tédio não deve fazer parte da rotina das crianças, acham errado. Porém de acordo com profissionais da psicologia, não é bem assim. O tédio não é só bom para os pequenos, como para os adultos também.

Se você quer entender como surgiu essa conclusão sobre o assunto, o Pátio Hype te explica melhor essa informação, é só descer um pouquinho!

A Pesquisa

A psicóloga educacional e coordenadora da Universidade dos Pais, Consuelo Coloma, explica que: “os momentos de não saber o que fazer são positivos, desse que surjam de maneira natural, sem fomentá-los artificialmente”. Esclarece que os pais tentam se manter cada vez mais presentes na vida de seus filhos e por essa razão tendem a preencher espaços que não precisam ser preenchidos por eles, necessariamente. Os filhos devem procurar respostas para suas próprias questões.

Enquanto antigamente as férias eram sinônimo de tédio e descanso, atualmente, as crianças não tem mais oportunidades para brincar ao ar livre sem que ninguém possa fazer uma agenda para isso acontecer. Por isso, quando o tédio resolve aparecer, elas não sabem como reagir. E os pais também se vêem sem soluções para esse momentos.

De acordo com o filósofo Bertrand Russel, no seu livro A Conquista da Felicidade, “uma criança se desenvolve melhor quando, assim como uma jovem planta, deixa-se repousar na terra. Muitas mudanças de lugar e muita variedade de impressões não são boas para os jovens, e eles aprenderão à medida que cresçam a serem incapazes de suportar a frutífera monotonia”. Conclui então que, essa será uma geração sem valor, por não saber lidar com o tédio.

Para que as crianças possam enfrentar as consequências emocionais, mentais e sociológicas, elas irão precisar de tempo livre, só assim poderão criar, inovar e solucionar. A sua principal fonte é a imaginação e só é possível adquiri-la com o tempo, assim como quaisquer atividade escolar, ler ou aprender matemática. Quanto mais a criança for criativa, mais ela poderá descobrir suas aptidões, paixões atitudes e oportunidades, chaves básicas para as portas do seu crescimento.

Portanto, de acordo com a psicóloga Sabina del Río, para resolver o problema de tédio do seu filho, deixe que ele tenha tempo livre, de preferência com crianças da sua idade. Assim, ele poderá está acessível a aprender a ser criativo, pois não terá sua mente e corpo ocupados com nada, além de seus próprios conflitos, procurando solucioná-los sozinhos.

O hábito de manter os filhotes ocupado está cada dia mais comum, e acabam passando despercebidos, não é mesmo? Comente aqui se você está ou passou por essa situação, a equipe Hype adora saber mais sobre você.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *