Quem disse que lugar de criança não é na cozinha? Hoje em dia, com a importância de criarmos hábitos cada vez mais saudáveis e incentivar uma alimentação de qualidade para as crianças desde pequenininhas, uma das melhores formas de incentivar a boa alimentação do seu filho é levando-o para a cozinha. Isso mesmo! A arte da culinária tem sido cada vez mais utilizada como uma forma de educação nutricional, que tem o objetivo de garantir a formação de hábitos e comportamentos alimentares adequados. Isso porque, além de divertida e muito interativa para todos os sentidos, envolver as crianças no preparo da comida produz ótimos resultados quando queremos apresentar novos alimentos!
Levar a criança para a cozinha faz com que ela conheça melhor a importância de cada ingrediente, além dos diferentes sabores, o que aumenta a capacidade do paladar. Quando colocam a “mão na massa”, as crianças experimentam diversas sensações que desenvolvem e aguçam os 5 sentidos. Com esse novo olhar, ela acaba aceitando e provando muitos alimentos que antes eram recusados, uma vez que foi ela mesma que o preparou e viu sua transformação.
Se você quer investir e incentivar os talentos culinários do seu pequeno e curtir esses momentos juntinhos, colhendo todos os benefícios, confira algumas dicas e pequenas atitudes para estimular a participação da criançada na cozinha!
1- Do começo ao fim
Que tal trazer o pequeno para acompanhar o preparo de uma receita ou prato do começo ao fim? Pode ser uma simples salada ou sobremesa, o importante é leva’-lo para participar das várias etapas envolvidas no processo, como a ida ao supermercado para compra dos ingredientes, assim fica mais fácil para a criança entender de onde vem a comida que ela come todos os dias!
2- Mexe aqui
Deixe seu filho misturar os ingredientes: essa pequena atitude desperta o interesse da criança;
3- Mudança de forma
Mostre todas as transformações do preparo: crianças mais novas adoram observar essas transformações. Ver uma massa semilíquida virar um bolo é extremamente intrigante para elas!
4- Lançando desafios
Escolha uma receita com um alimento que seu filho não aceita e sinta, como o envolvimento vai mudar a relação e aceitação deste alimento por ele;
Receitas
1- Picolé de frutas no copinho ou formas divertidas
Ingredientes:
- 1 xícara (240 ml) de água fervente
85 g de gelatina de fruta de qualquer sabor
1 banana
1 xícara (240 ml) de iogurte natural
Modo de preparo:
Junte a água e a gelatina no liquidificador e bata até a gelatina dissolver. Adicione a banana, bata, depois adicione o iogurte e bata até ficar uma mistura homogênea.
Despeje o líquido em formas de picolé e congele até endurecer. Você também pode usar copos de plástico se não tiver forma de picolé. Neste caso, insira palitos de madeira nos copos antes que o picolé congele por completo.
Como a criança pode ajudar?
A criança pode participar da compra dos ingredientes, da escolha dos sabores que serão utilizados. A receita base pode ser alterada com sabores variados e misturados. Depois, ela pode ajudar você com o liquidificador e escolher as forminhas que serão utilizadas!
2- Bolinho de banana fácil
Ingredientes:. 1 pote de iogurte natural
- . 1 xícara (chá) de bananas maduras amassadas
. 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
. 1/2 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
. 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 2 ovos
. 1 colher (café) de essência de baunilha
. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 2 colheres (chá) de fermento em pó
. 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
. 1 pitada de sal
Modo de preparo:
Na batedeira, bata bem a manteiga com o açúcar. Junte os ovos, um de cada vez, e bata a cada adição. Sem parar de bater, adicione a baunilha. Retire da batedeira e peneire a farinha com o fermento, o bicarbonato e o sal. Junte à massa alternando com o iogurte e misture delicadamente com movimentos de baixo para cima. Acrescente as bananas amassadas e as nozes, mexa devagar e despeje em uma fôrma untada e enfarinhada. Asse em forno médio preaquecido por 35 minutos, aproximadamente. Se desejar, polvilhe com açúcar de confeiteiro o bolo ainda quente.
Como a criança pode ajudar?
Nesta receita, que tal pedir para seu filho ou filha amassar as bananas? É uma atividade que trabalha tato e olfato, além de coordenação motora. A criança também pode aprender a mexer na batedeira, dependendo da idade e com supervisão adulta, claro! Ao fim da receita, pode ser dela a escolha de que forma utilizar ( cupcakes, forma grande ou formtos diferentes!).
Independente da idade do seu filho (a), é super importante e benéfica a participação na cozinha, mesmo que de vez em quando. Essas experiências vão ajudar a criança a formar hábitos saudáveis, desenvolver sua independência e outras habilidades, que vão garantir uma boa qualidade vida, além de lembranças divertidas e mais saúde na vida adulta.
E olha lá: quem sabe você não descobre que seu filho (a) é um pequeno gênio da culinária? Avental nele, mãos a obra e bom apetite para a família toda!
Fotos: Reprodução